sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo lições de vida com os idosos do Albergue Nosso Lar


Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto participaram do projeto interdisciplinar “Visitando a Terceira Idade”, que promoveu o contato dos estudantes com os idosos do Albergue Nosso Lar na última sexta-feira (29).

Mantido e administrado pela União Espírita de Vitória da Conquista, o Albergue Nosso Lar abriga idosos desamparados desde a década de 1960. A instituição filantrópica foi criada por Dalva Flores, que teve sua história de vida marcada pela solidariedade. E esse mesmo sentimento continua comovendo pessoas da comunidade e profissionais, que realizam doações e dedicam um pouco de seu tempo para dar carinho e atenção a esses idosos, muitas vezes esquecidos pelas próprias famílias. No Albergue, eles recebem cuidados e contam com serviços de saúde e assistência social.

Acompanhados dos professores de Língua Portuguesa e Educação Física Missilene Terto e Gilmar Freitas, respectivamente, além da coordenadora pedagógica Karine Angelly do Prado e da orientadora educacional Cristiane Conceição, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com alguns idosos, que aprovaram a visita. “Vocês trazem alegria; é o maior prazer ter vocês aqui no Albergue”, declarou dona Nana, que faz bordados, tapetes e outras coisas para se distrair e vender aos visitantes.

Com a visita ao Albergue, os participantes do projeto puderam observar muitos detalhes da vida dessas pessoas que têm grandes histórias para contar. Semblantes, olhares, palavras, gestos, sobretudo, a mão estendida para tocar quem se aproximava, são algumas das expressões que revelaram o quanto elas precisam de atenção.

A supervisora do Albergue, Márcia Bastos, apresentou os espaços para os alunos e conversou com eles sobre o funcionamento do local, a rotina dos idosos, entre outros assuntos. “Essas visitas acabam alegrando um pouquinho cada um dos idosos, e eles acabam não se sentindo tão abandonados”, declarou Márcia.

De acordo com a professora Missilene Terto, o projeto teve como objetivo apresentar aos estudantes a realidade local dos idosos e proporcionar a troca de experiências entre as duas gerações, bem como realizar doações ao Albergue. “Acredito que nossos objetivos foram alcançados. O momento da visita levou os alunos à reflexão, além disso, o aprendizado concreto transmite percepções que em sala de aula seriam impossíveis compreender”, avaliou a educadora.

Para os estudantes, a visita trouxe emoção e lições valiosas, que eles levarão por toda a vida. “Eu achei legal a visita ao Albergue, já que foi possível conhecer um pouco a situação dos idosos da nossa cidade e perceber que o Albergue não deveria existir, visto que seria mais do que justo cuidarmos das pessoas que nos educaram e criaram no intuito de sermos bem-sucedidos na vida”, afirmou o aluno Paulo Víctor Sousa. A estudante Lara Maria Olinto disse que a visita foi de grande importância, pois sensibilizou não só os professores, mas também os educandos. “Pude conhecer o outro lado da vida, percebi que não podemos e não devemos desvalorizar os idosos, que tanto nos amam e nos dão carinho”, declarou. Os alunos ainda aproveitaram a visita para entregar os donativos por eles arrecadados para o Albergue Nosso Lar.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO