quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Diversão, interação e emoção no Enfo

Reafirmar e consolidar valores foram os principais objetivos alcançados em mais uma edição do Encontro de Formação (Enfo), que aconteceu no último sábado (10) no EPG. O evento envolve os estudantes do 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio em um dia destinado à reflexão e ao crescimento humano e educacional.

Os alunos participaram de diversas atividades durante todo o sábado, como palestras e oficinas de teatro, dança e artesanato. Esta edição foi repleta de surpresas, como o emocionante encontro dos estudantes com seus pais. Na oficina de teatro, eles foram convidados a fazer apresentações individuais. Praticando o exercício das sensações, os participantes foram levados a experimentar sensações como tristeza, alegria, raiva, compaixão e medo. Dessa forma, eles aprenderam, dentre outras coisas, noções de palhaçaria. De acordo com os organizadores, essa atividade buscou incentivá-los a lidar melhor com a auto-aceitação e a aceitação do outro como semelhante. Para o estudante Victor Sousa, a oficina de teatro foi surpreendente, porque a cada minuto surgia uma nova ideia.

Na aula de dança, eles fizeram reconhecimento corporal e criaram uma coreografia com a orientação da coreógrafa. E, no ateliê de artesanato, os estudantes aprenderam o macramê, que é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. Eles aprenderam dois pontos, o "festonê" e o "nó duplo". Com esses dois pontos, os alunos podem desenvolver pulseiras, brincos e colares, por exemplo. Durante as oficinas, os adolescentes puderam interagir uns com os outros. “Fizemos coisas que não tínhamos noção de que iríamos fazer algum dia”, afirma o estudante Cezar Lima.

À tarde, eles ainda participaram de uma palestra com Alcides Santana, que falou um pouco sobre os sonhos e desejos que cada um tem em suas vidas e como podemos fazer para superar as dificuldades para alcançá-los. O palestrante usou exemplos da vida cotidiana dos adolescentes para mostrar que as vitórias, desde as pequenas às grandes, são alcançadas diante de muita dedicação e persistência. Para a estudante Laisa Lemos, a palestra mostrou que é preciso viver a vida com alegria: “Eu que já não acreditava em mim, agora, acredito que posso”.

Depois, os estudantes foram chamados para participar de uma palestra interativa com Sérgio Henrique, conhecido como Shel. Nesse momento, os alunos fizeram movimentos de danças sagradas e de paraquedas, formando um lindo balão. Após essa intervenção, os pais, que foram convidados a participar do encerramento, foram desafiados a encontrar seus filhos debaixo de um lençol. Logo depois, cada aluno recebeu um presente surpresa e uma carta com uma mensagem especial de seus pais. Segundo Cezar Lima, foi um momento em que os filhos puderam dizer coisas aos pais que nunca ou há muito tempo não eram ditas. Foi um momento único, em que os alunos saíram da rotina e tiveram um contato de carinho muito intenso. “Senti o carinho e o afeto que puderam me passar naquela hora e me emocionei quando eles me diziam coisas lindas que todo filho gostaria de escutar”, revela a estudante Thaís Ferreira.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO