quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Projeto Plantas – Educação Infantil


“A terra é nosso lar comum e criar um mundo sustentável para nossos filhos e para as futuras gerações é tarefa de todos nós”.


O Educandário Padre Gilberto valoriza a relação dos seus educandos com a natureza, desenvolvendo ações que visam à conscientização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, a começar pelas crianças.
Uma dessas ações é a realização do Projeto Plantas, que envolve os alunos da Educação Infantil com o objetivo de despertá-los para conhecer mais sobre a importância das plantas e aprender sobre os cuidados que devemos ter com elas.
Durante um período de 15 dias, as crianças têm a oportunidade de praticar diversas atividades, tanto em sala de aula como em campo, desenvolvendo, assim, a imaginação, o desejo de aprender e o respeito à natureza.
No início do projeto é realizada uma conversa informal entre as professoras e os alunos para que as crianças possam ter um primeiro contato com o assunto a ser trabalhado, compreender os objetivos do projeto e as ações que serão postas em prática. Assim, elas aprendem como as plantas estão presentes, de uma forma ou de outra, no dia-a-dia de todos nós. Logo após, são iniciadas atividades como confecção de cartazes, elaboração de textos e desenhos e outras.
Mas a melhor parte do projeto é, sem dúvida, o momento em que as crianças vão para o Espaço Lúdico “colocar as mãos na terra” e aprender como é bom cuidar do Meio Ambiente. Dessa forma, elas são estimuladas a conhecer sobre o relacionamento entre o ser humano e a natureza, sendo levadas a perceber a importância das ações do homem e dos recursos naturais, essenciais para a vida humana.
Os alunos acompanham o processo de vida das plantas, desde os preparos da terra à colheita. De forma lúdica, são trabalhados os cuidados necessários para que os vegetais consigam viver, como água e sol em abundância. As professoras chamam à atenção para a responsabilidade de acompanhar o crescimento de outro ser vivo.
Na última etapa, as crianças são levadas à cozinha do Espaço Lúdico, onde podem ver frutas, verduras e legumes sendo manuseados antes de ir para o prato. Esse momento é aproveitado para falar de cuidados pessoais, reforçando noções básicas de higiene, como lavar bem as mãos e os alimentos, já que existe o risco de a sujeira contaminar a comida. Além disso, os baixinhos ajudam a preparar sopas, farofas e bolos, ao mesmo tempo em que ouvem historinhas e assistem à apresentações de fantoches.
O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida. No ano passado, o Projeto Plantas, realizado entre os dias 13 e 24 de outubro, foi um sucesso!







Dicas de livros que podem ser encontrados na Biblioteca do EPGVS:


  • Uma idéia verde (Lauro Darós)

  • Monólogo da Natureza (Teresinha Cauhi de Oliveira)

  • O caracol e a plantinha (Celso Mathias, Marien Calixte, Milson Henriques)

  • A sementinha bailarina (Isa Ramos de Azevedo Souza)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO