sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alunos participam de aula prática no Horto Florestal

Você já observou o quanto podemos aprender com a natureza? De uma simples formiga ao ser humano, de uma pequena flor a uma árvore gigantesca, na natureza, todas as coisas têm capacidade de ensinar, estimulando a produção de conhecimento.

E foi pensando nisso que alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto participaram de uma aula prática no Horto Florestal Vilma Dias na última quinta-feira (1). Na visita, os estudantes conheceram diferentes tipos de sementes e mudas de plantas e observaram o solo.

De acordo com a professora Marylan Amaral, a atividade de geografia teve como objetivo levar o aluno à compreensão de que mais do que fonte de matérias-primas para atender nossas necessidades de consumo, a natureza é fonte de vida. Ainda segundo a educadora, a Escola promove diversas atividades que visam despertar o interesse dos educandos pelos assuntos que dizem respeito à preservação ambiental na busca de colaborar para que essas crianças cresçam com a consciência de que é preciso respeitar e cuidar do meio ambiente.

A curiosidade típica de toda criança e a sensação de aventura por estar em um lugar diferente levaram os alunos a observarem tudo com um olhar bem atento. Dessa forma, eles se divertiram bastante e realizaram várias descobertas. “Gostei muito, pois é um lugar muito bonito e nos divertimos muito”, afirma Felipe Dutra. Ele conta que ficou surpreso com o tamanho de algumas árvores. Contudo, não foram apenas as grandes plantas que chamaram a atenção deles, mas também as mudas, as flores, o lago, os patos e muitas outras coisas que puderam ser vistas no local. “Lá tem vários tipos de flores e ninhos de passarinhos”, conta Alícia Santos. Assim, de forma lúdica, a aula prática proporcionou aos estudantes um grande aprendizado. “Aprendi que as plantas são vivas e que a gente deve cuidar bem da natureza”, revela Letícia Ferreira.

Saiba mais sobre o Horto Florestal Vilma Dias*:

Concentra atividades de coleta e beneficiamento de sementes, produção e distribuição de mudas de essências florestais nativas e exóticas, além de serviços de arborização urbana e rural, de poda e erradicação de árvores com problemas fito-sanitários ou de segurança. O Horto, que funciona no bairro Conquistinha, produz, em média, 21.375 mudas anualmente.

*Informações do site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO