sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estudantes visitam a Exposição de Valéria Vidigal

Extrapolar os limites da sala de aula e sair para visitar diversos espaços e realizar muitas descobertas é sempre motivo de alegria para os alunos. Na última terça-feira (27), não foi diferente, quando os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto visitaram a primeira exposição individual da artista plástica Valéria Vidigal no salão de exposições da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR de Vitória da Conquista. No lugar, eles apreciaram as 35 obras, que têm como temática o café, fonte econômica fundamental na cidade.

A exposição foi inaugurada no dia 1º de setembro e vai até o dia 1º de outubro. Da colheita à degustação, o café é retratado nas obras de Valéria Vidigal em alto estilo, reconhecido no Brasil e no exterior. Xícaras, flores, bules, grãos, sacas de café, dentre outros elementos desse universo, compõem os cenários pintados por Valéria, definida pela busca do naturalismo, pelo rigor com perspectiva, pelo trato da luz, e também pela sensibilidade estética nas composições.

A experiência foi gratificante para as crianças, que tiveram a oportunidade de conhecer a arte de Valéria Vidigal. “Eu achei legal, pois a gente pôde ver a obra de uma artista”, declara a aluna Lis Fernandes, que ficou encantada com o quadro que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek e com a obra intitulada Madona. O estudante Gustavo Lima complementa: “Foi bem divertido. Os quadros chamam a atenção com muitos detalhes, retratando cenas da vida real, uma moda de uma verdadeira artista”.

De acordo com a professora Ruth Lima, essa atividade faz parte dos estudos da unidade atual da disciplina de geografia, em que os estudantes estão aprendendo sobre o patrimônio sociocultural do Brasil, do qual o povo brasileiro é o principal. Dentre as pesquisas propostas, os alunos foram levados a investigar a geografia de pessoas que se sobressaíram ao longo da história brasileira, como escritores, educadores, poetas, filósofos, artistas plásticos, músicos clássicos e populares e cineastas. “Com a visita à exposição de Valéria Vidigal, além de apreciarem as belas obras, eles puderam conhecer de perto a arte de uma pessoa da cidade. Eles não viam a arte como veem hoje. Agora, os nossos alunos sabem o quanto é importante conhecer e valorizar a arte local”, avalia a educadora.


Saiba mais sobre Valéria Vidigal:

Nascida em Viçosa, Minas Gerais, a artista plástica Valéria Vidigal é conhecida por retratar a cultura do café, à qual toda a sua história está ligada em suas diversas formas. Aos 11 anos, começou a frequentar ateliers. Antes de se dedicar ao tema atual, Valéria pintava marinhas, casarios, naturezas mortas e também utilizava o café como elemento. Já casada, mudou-se para Vitória da Conquista em 1992. Em 2003, decidiu assumir unicamente o café como objeto de suas obras. Hoje, Valéria é reconhecida em diversas partes do Brasil, participa de exposições em eventos sobre café de nível internacional e tem quadros em países como Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos, México e Venezuela.
A artista tem sua obra catalogada no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas e sua história está incluída na publicação do editor Antonio Carlos Moreira, o livro “História do Café no Brasil”. Além disso, várias personalidades políticas do Brasil têm obras da artista: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o senador Aécio Neves são exemplos.

Visite o site da artista: http://www.valeriavidigal.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO