terça-feira, 24 de março de 2009

Quem educa também aprende



Educadores de diversas cidades participam de cursos realizados pela Rede Pitágoras no Educandário Padre Gilberto

Como sede regional da Rede Pitágoras, o Educandário Padre Gilberto é o espaço onde as diversas escolas parceiras da Rede da Região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais se encontram para juntas participarem de variados eventos. No último sábado, as instituições se reuniram mais uma vez para compartilhar momentos de reflexão e troca de experiências no Simpósio de Educadores. Este evento faz parte do programa de Atividades de Formação Continuada e Desenvolvimento Humano da Rede Pitágoras, que neste ano trabalha com o tema “A sala de aula: intercessão e interseção”.
As atividades do Simpósio de Educadores reúnem em um mesmo espaço os educadores por área de atuação, com o objetivo de estimular a vivência de atividades e o estudo de conceitos relevantes, buscando a tradução desses pontos para a prática educativa. “A Rede Pitágoras se preocupa muito com a formação dos seus educadores, porque sabemos que é a partir dessa formação, da atualização deles, que o nosso trabalho junto aos alunos pode ser melhorado. É formando esses professores, que fazemos com que eles estejam cada vez mais preparados para novas estratégias na sala de aula, novas formas de abordagens dos conteúdos, para que as aulas se tornem cada vez mais prazerosas e os alunos possam aprender cada vez mais”, explicou a coordenadora Regional da Rede Pitágoras Sílvia Queiroz. De acordo com ela, aquele que ensina também precisa aprender. “A gente tem que aprender a ensinar para ensinar a aprender”, concluiu.
Foram oferecidos 11 cursos, com duração de oito horas, que envolveram os professores em atividades reflexivas sobre a sala de aula e as ações imprescindíveis para a promoção da efetiva aprendizagem dos alunos. Cada curso foi preparado de acordo com as especificidades da área de atuação dos participantes. “O trabalho que foi desenvolvido com os professores do Fundamental I foi no sentido de repensar e refletir a prática de sala de aula, explicitando as intencionalidades educativas, explicou a instrutora Heloísa Pinto. Ela revelou estar satisfeita com a participação dos educadores: “É um grupo que está avançando pedagogicamente, que está correndo atrás de uma fundamentação teórica que sustente a prática que vem desenvolvendo. Eu achei o grupo muito forte, um grupo bacana que interagiu, deu exemplo, participou, ilustrou, ou seja, que cresceu naquele momento”, afirmou.
Os participantes demonstraram ter aproveitado bastante o evento para o desenvolvimento de suas competências. Para a professora de Geografia do EPGVS Karoline Rodrigues, o curso foi proveitoso: “É sempre bom ter essa oportunidade para aprimorar nosso conhecimento, para poder colocar isso para os nossos alunos dentro da sala de aula, para dinamizar as aulas, procurando cada vez mais estabelecer os nossos conceitos e ser mediadores do conhecimento”.
As educadoras da Escola Orlando Tavares, em Padre Paraíso - MG, participaram pela primeira vez do Simpósio, pois faz pouco tempo que a Instituição se tornou parceira da Rede Pitágoras. “O curso ajuda muito a utilizar a Coleção. Esse encontro de hoje nos possibilita tirar todas as dúvidas. Só de trocar uma ideia com a instrutora, a gente soluciona todas as dúvidas, contou a professora Adriana Viana. A educadora Sandra Ribeiro, por sua vez, disse estar adorando o evento: “Eu estou achando ótimo. Para dar o primeiro passo com mais segurança, é preciso estar tirando as dúvidas; coisas mínimas que, às vezes, a gente tinha insegurança em fazer e que, agora, ficaram claras. Aprendemos várias maneiras de como fazer para se obter um resultado melhor com as crianças”, declarou.
Mesmo quem já participa do Simpósio de Educadores há alguns anos mostra-se encantado com o evento. É o caso da professora Núbia Rocha, que trabalha no EPGVS, e afirmou que o encontro sempre tem algo novo a acrescentar: “Achei bem interessante a proposta do curso sobre alfabetização e letramento, em que nós pudemos trocar experiências engrandecedoras para o trabalho de cada uma de nós. Existe um intercâmbio muito grande, porque compartilhamos nossos conceitos com os colegas, tornando-os mais amplos. É um olhar totalmente diferenciado, uma troca de experiências. E o resultado é muito positivo, gratificante, avaliou.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO