segunda-feira, 16 de março de 2009

EPGVS comemora o Dia do circo



Respeitável público, temos a honra de comemorar o Dia do Circo. O Educandário Padre Gilberto começou a festejar a data na sexta-feira (14/03) com as crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental I, que esbanjaram felicidade ao se caracterizarem de palhacinhos e ao participarem das brincadeiras no pátio da Escola. Contudo, nossa festa não parou por aí. Nesta segunda-feira, “o circo veio à Escola”, sem a tenda de lona, mas trazendo bastante alegria para a garotada. Os artistas circenses se apresentaram no palco do Auditório da Escola, com palhaçadas, malabarismos, entre outros números. Esses momentos são valorizados pela Instituição, pois promovem a interação e a socialização entre os alunos, além de ser um estímulo à valorização de nossa cultura.
Palhaços, mágicos, contorcionistas, pernas-de-pau, dançarinos, malabaristas, trapezistas e muitos outros artistas fazem do circo um lugar de muita diversão e encantamento. Entretanto, em meio a tantos artistas talentosos com seus variados números, uma figura sempre rouba a atenção do público: o palhaço. Sim, ele mesmo.
O palhaço é a principal atração do circo brasileiro. E foi justamente para homenagear um de nossos grandes mestres da arte de fazer rir que o dia 27 de março, data de nascimento de Piolim (Abelardo Pinto / 1897-1973), foi declarado oficialmente “Dia do Circo”. Piolim era considerado "o rei dos palhaços". Ele se destacava pela criatividade e pela habilidade como ginasta e equilibrista. O famoso "nariz de palhaço" - aquela bolinha vermelha grudada na ponta do nariz que se tornou conhecida no mundo todo - foi inventado por ele.
Circo é sinônimo de alegria, encanto, magia e sonho. Ele faz a alegria não só das crianças, mas também dos adultos. Não é possível determinar uma data específica para a origem das práticas circenses, mas há indícios de que elas tenham sido iniciadas na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. O circo brasileiro surgiu voltado às classes populares e itinerante, por influência cigana.
Apesar da competição com as novas formas de lazer, essa arte milenar continua a ser passada de geração para geração. E é isso que desejamos, que o circo seja valorizado e lembrado sempre.

Viva o circo!!

Saiba mais sobre:

Piolim
Dia do Circo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO