sábado, 14 de março de 2009

70 anos de Glauber Rocha

Glauber Rocha deixou ainda criança a Conquista do interior para conquistar o mundo. Com "uma idéia na cabeça e uma câmera na mão", inaugurou uma nova maneira de fazer cinema, lançando um novo olhar sobre o Brasil e o mundo.Ousadia, coragem e desejo de mudança são características desse homem inconformado com os problemas de seu tempo. Ele buscou inspiração nas suas raízes e transformou em arte e protesto a dor, a alegria, a fé, a inocência e a corrupção de sua terra, uma terra em transe. Os seus filmes, adorados por uns e odiados por outros, causaram uma revolução no cinema nacional e fizeram de Glauber um dos maiores cineastas brasileiros; são pedaços de uma história que não tem fim, porque como disse o próprio Glauber: "O cinema prolonga a vida. Estas imagens estarão eternas. Além da morte.".

Texto: Ana Oliveira


Um pouco da história de Glauber Rocha:

*Em 14 de março de 1939 nascia na Rua Dois de Julho, nº 105, em Vitória da Conquista, o filho mais ilustre de Adamastor Bráulio Silva Rocha e de Lúcia Mendes de Andrade Rocha, Glauber Pedro de Andrade Rocha. Viveu em sua cidade natal até os 9 anos de idade, de onde partiu para o mundo. A sua primeira parada foi em Salvador, onde concluiu o curso ginasial, o colegial e cursou até o terceiro ano do Direito na Faculdade de Direito da Universidade da Bahia. Suas vivências e experiências na Bahia dos anos 1950 e 1960 viabilizaram o início da construção de uma obra revolucionária constituída de filmes, livros, poemas, peças teatrais, pinturas e desenhos, que revelam a força produtiva desse artista e pensador das coisas da sua terra, do Brasil e do mundo.
Dos meados dos anos 50 até a sua morte, em 22 de agosto de 1981, este criativo e polêmico cineasta baiano produziu uma importante obra cinematográfica, premiada e reconhecida no Brasil e no Mundo. A sua produção fílmica e crítica é constantemente consultada, pesquisada, difundida, discutida e rememorada não só no meio audiovisual, mas em importantes instituições acadêmicas espalhadas em todo o mundo.


*Fonte: divulgação 3ª Semana Glauber "Glauberidades 70".

1 Comentário:

Cezar Lima Martinelli disse...

Glauber Rocha deixou a nossa cidade conhecida em muitos e muitos lugares, e foi uma pessoa explendida deixando a sua marca.

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO