“Empreendedorismo e ética também se aprende na escola”
Nesta quarta-feira, a professora Milca ministrou uma palestra sobre ética e empreendedorismo para os alunos do Ensino Fundamental I. Esta iniciativa faz parte do projeto “Empreendedorismo e ética também se aprende na escola”, que objetiva estimular a prática de atitudes empreendedoras e éticas, buscando desenvolver competências e habilidades necessárias para o sucesso dos alunos.
Através de aulas, exercícios, palestras e oficinas, os estudantes serão levados, durante todo o ano, ao autoconhecimento e, consequentemente, ao reconhecimento de seu potencial empreendedor. O trabalho está relacionado com a valorização do potencial humano, com a capacidade de criar e de realizar projetos de maneira ética, permitindo a vivência do sentimento de respeito em relação a si mesmo e ao outro e possibilitando a construção de valores como justiça, solidariedade e diálogo.
Por meio da palestra inicial, as crianças foram incentivadas a refletir sobre as ações humanas, identificando os comportamentos corretos e os incorretos, entre outras coisas. O estudante Luís Gustavo de Castro afirma que ouviu a palavra empreendedorismo pela primeira vez na sala de aula. Ele tem apenas sete anos, mas já sabe o que isso significa. O aluno André Luís Viana, por sua vez, faz uma observação sobre a ética. De acordo com ele, para agir corretamente, a pessoa não pode mentir e deve ser honesta.
Para a estudante Letícia de Medeiros, empreendedorismo é a capacidade de realizar sonhos. Ela afirma que gostou muito da palestra e que aprendeu algumas lições: “Todo mundo é igual, por isso, ninguém pode se diferenciar um do outro”.
O aluno Caio Victor Costa, que estuda a 4ª série, diz que gostou bastante do evento e que não sabia o quanto o tema é interessante: “A palestra incentiva as pessoas a serem éticas. Se as pessoas não eram éticas, elas devem passar a ser éticas e ter respeito às outras”. Ainda segundo Caio Victor, uma atitude ética que deve ser colocada em prática na sala de aula é o saber ouvir a professora. “Ser ético é a gente falar menos e ouvir mais”, conclui.
O projeto “Empreendedorismo e ética também se aprende na escola” está apenas no início e já vem rendendo bons resultados. Entretanto, ainda há muito caminho pela frente.
Através de aulas, exercícios, palestras e oficinas, os estudantes serão levados, durante todo o ano, ao autoconhecimento e, consequentemente, ao reconhecimento de seu potencial empreendedor. O trabalho está relacionado com a valorização do potencial humano, com a capacidade de criar e de realizar projetos de maneira ética, permitindo a vivência do sentimento de respeito em relação a si mesmo e ao outro e possibilitando a construção de valores como justiça, solidariedade e diálogo.
Por meio da palestra inicial, as crianças foram incentivadas a refletir sobre as ações humanas, identificando os comportamentos corretos e os incorretos, entre outras coisas. O estudante Luís Gustavo de Castro afirma que ouviu a palavra empreendedorismo pela primeira vez na sala de aula. Ele tem apenas sete anos, mas já sabe o que isso significa. O aluno André Luís Viana, por sua vez, faz uma observação sobre a ética. De acordo com ele, para agir corretamente, a pessoa não pode mentir e deve ser honesta.
Para a estudante Letícia de Medeiros, empreendedorismo é a capacidade de realizar sonhos. Ela afirma que gostou muito da palestra e que aprendeu algumas lições: “Todo mundo é igual, por isso, ninguém pode se diferenciar um do outro”.
O aluno Caio Victor Costa, que estuda a 4ª série, diz que gostou bastante do evento e que não sabia o quanto o tema é interessante: “A palestra incentiva as pessoas a serem éticas. Se as pessoas não eram éticas, elas devem passar a ser éticas e ter respeito às outras”. Ainda segundo Caio Victor, uma atitude ética que deve ser colocada em prática na sala de aula é o saber ouvir a professora. “Ser ético é a gente falar menos e ouvir mais”, conclui.
O projeto “Empreendedorismo e ética também se aprende na escola” está apenas no início e já vem rendendo bons resultados. Entretanto, ainda há muito caminho pela frente.
1 Comentário:
Sou estudante de Serviço Social e no momento estou trabalhando (estagiária)na área da Educação Escolar e tenho observado da dificuldade de um professor ministrar aula nos dias de hoje. Gostei muito ao ler o que o aluno Caio colocou:falar menos e ouvir mais. Parabéns, continuem com o conteúdo, talves estava faltando exatamente isso para dar uma modificada no comportamento dos jovens estudantes atuais.
Postar um comentário
Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.