segunda-feira, 9 de março de 2009

“Glauberidades 70”

Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb e Secretaria Municipal de Cultura promovem III Semana Glauber, nos 70 anos do cineasta conquistense

por Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb

Há 70 anos, nascia em Vitória da Conquista aquele que é considerado o maior cineasta brasileiro de todos os tempos, mundialmente conhecido como o pai do Cinema Novo: Glauber Rocha. Na semana do seu aniversário, 14 de março, a Uesb, por meio do Programa Janela Indiscreta, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promovem a III Semana Glauber – Glauberidades 70, com filmes, exposição, sessão solene e show musical. As atividades, que contam com o apoio da Fundação Cultural (Funceb) e do Tempo Glauber serão realizadas em diversos espaços da cidade.

Filmes

A Semana Glauber será aberta oficialmente no dia 10, terça-feira, às 19 horas, com sessão especial do Janela Indiscreta, no Teatro Glauber Rocha, Uesb, abrindo também as atividades do programa em 2009. O filme será “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha. A apresentação será da coordenadora geral do Janela Indiscreta, Milene Gusmão, e o comentário, do ator e diretor de teatro, Gildásio Leite.

Na quarta-feira, 11, haverá duas sessões: uma especial do Janela Indiscreta, às 15 horas, na Uesb, com “Glauber, o filme - Labirinto do Brasil”, de Sílvio Tendler, com comentário do professor de Filosofia da Uesb, Itamar Aguiar; e uma às 18h30, no projeto Cinema Seis e Meia, Teatro Carlos Jeovah, com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, com comentário do professor de História da Uesb, Tadeu Botelho.

Na quinta-feira, 12, haverá sessão especial do Cine Cidadão, na Praça 9 de Novembro, às 18h30, com o filme “Glauber Rocha: Quando o Cinema Virou Samba”, de José Roberto Torero. E às 19 horas, no Viela Sebo Café, haverá a exibição do filme/documentário “Que Viva Glauber”, de Aurélio Michiles, com comentário da jornalista Macelle Khouri.

Na sexta-feira, 13, o encerramento das exibições será com mais uma sessão especial do Cine Cidadão, trazendo “Glauber, o filme - Labirinto do Brasil”, de Sílvio Tendler, na Praça 9 de Novembro, às 18h30.


Exposições, sessão e show

A programação conta ainda com a exposição “Alguns Instantes Eskolhydos” do artista plástico Júlio Veredas. A abertura da exposição, que ficará no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, de 9 a 14 de março, será às 19 horas.
O público poderá prestigiar também o mural “Glauberidades 70”, do artista plástico Romeu Ferreira, uma homenagem da Uesb ao cineasta, que terá a abertura no foyer do Teatro Glauber Rocha, na terça-feira, 10, às 19 horas.

Na sexta-feira, 13, véspera da data em que o município instituiu o Dia Municipal da Cultura, com a Medalha Cultural Glauber Rocha, haverá sessão solene na Câmara de Vereadores, às 15 horas. E no sábado, 14, dia do aniversário de Glauber, às 21 horas, a Semana Glauber será encerrada, no Centro de Cultura, com o show musical “Kantos sobre Poemas”, de Gutemberg Vieira.

Todas as atividades são gratuitas, e o público está convidado a participar. Mais informações, no Janela Indiscreta, telefone (77) 3425-9330, ou na Secretaria de Cultura, (77) 3424-8215.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO