quarta-feira, 25 de março de 2009

Borboleta nasce em sala de aula



Donas de uma beleza fascinante, as borboletas encantam crianças e adultos. As etapas de transformação de uma lagarta em borboleta são muito interessantes. Mais que conteúdos de ciências, a metamorfose das borboletas é capaz de ensinar lições para a vida.

Quem não gostaria de conhecer melhor esses seres tão mágicos? A Turma dos Pássaros, formada pelos alunos do 2º período, teve esse privilégio. Os alunos acompanharam passo a passo o nascimento de uma borboleta. A lagarta foi colocada em um pote plástico. No outro dia, os alunos puderam perceber que ela havia se transformado em um casulo brilhante. Depois de alguns dias, foi possível ver o casulo se abrir e de dentro dele sair uma linda borboleta preta com listras amarelas. Os alunos e a professora ficaram impressionados com o nascimento da borboleta na sala de aula.


Você sabia?

As borboletas têm espirotromba; um “canudinho” usado para sugar o néctar das flores ou outros líquidos.

Para garantir a "beleza" do artesanato feito com asas de borboleta, os machos são mergulhados, ainda vivos, em um tipo de solvente de tinta, que elimina os parasitas garantindo a "perfeição das formas".

Milhares de borboletas usadas em artesanatos são espécies em extinção.



As Borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

Vinícius de Moraes

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO