sexta-feira, 29 de julho de 2011

Simulado prepara estudantes para novos desafios

A cada etapa vencida, surgem novos desafios na trajetória dos estudantes, que precisam estar preparados e conscientes de suas responsabilidades na busca pelo conhecimento. O 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental, por exemplo, é um momento peculiar na vida educacional, o término de uma fase longa e muito importante nessa caminhada dos alunos.

Como na educação todo final acaba nos levando a um recomeço, os estudantes do 9º ano/8ª série são estimulados a avaliar o conhecimento adquirido com o objetivo de iniciar a etapa seguinte, o Ensino Médio, com mais segurança. O Simulado do 9º ano/8ª série é uma das iniciativas do Educandário Padre Gilberto que visam despertar o potencial cognitivo do aluno, ajudando-o a superar os mais diferentes obstáculos que eventualmente possam surgir ao longo de sua trajetória escolar.

Assim, os estudantes são estimulados a buscar uma constante atualização, procurando melhorar o desempenho escolar a cada dia mais. “Nesta reta final para o Ensino Médio, faz-se necessário simular a resolução de questões de vestibulares. O aluno terá, com estes blocos de prova, a oportunidade de reavaliar seus pontos fortes e fracos, tanto com relação aos conteúdos abordados favorecendo a reflexão, como também quanto à prática para melhor administração do seu tempo”, explica a coordenadora pedagógica Karine Angelly do Prado.

As provas do Simulado contemplam conteúdos específicos das áreas das Ciências Exatas e Humanas. Neste ano, o Simulado aconteceu nos dias 25, 27 e 29 de julho. Na segunda-feira (25) foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Já no segundo dia do Simulado, os alunos responderam às questões de Ciências, Geografia e Arte. A prova de Matemática e História foi aplicada no último dia.

Apesar do clima de preocupação com o resultado, os alunos demonstram gostar da experiência e reconhecem a importância da avaliação como instrumento de preparação para os futuros desafios. “Estou adorando participar dos simulados propostos pela Escola, pois sei que essas avaliações me ajudarão a me preparar melhor para o vestibular”, afirma a aluna Fernanda Iacina. E a estudante Rafaela Araújo diz que, agora, se sente mais segura para enfrentar um futuro vestibular, afinal, já conhece o formato das questões.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO