quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Quem não se comunica, se trumbica"


Em tempos de Facebook, Twitter, Orkut, blogs, sites de notícias e outros canais de comunicação de difusão de informação instantânea, fica difícil imaginar como os homens das cavernas viviam sem os convencionais meios de comunicação. Contudo, os homens primitivos já encontravam formas de expressar seus pensamentos e ideias, afinal, a comunicação é essencial à sobrevivência humana.

Nem mesmo a distância foi capaz de impedir o homem de se comunicar, pois, ao longo dos anos, não foi apenas a população e as distâncias que aumentaram, mas também as tecnologias e as formas de transmitir informações. Assim, quanto mais o tempo passa, mais evoluímos e somos levados a buscar incessantemente diversos meios para registrar e divulgar conhecimento. Por isso, no passado, o homem inventou o correio, o telégrafo, o telefone e não parou mais. Surgiram, também, os meios de comunicação de massa: os jornais e revistas, o rádio, a televisão e, mais recentemente, a internet. Atualmente, contamos com diversos meios de comunicação e não sabemos mais viver sem ferramentas como o e-mail e o aparelho celular, que está cada vez mais moderno e multifuncional. É como dizia o comunicador de rádio e TV Abelardo Barbosa, o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”.

Dada a importância da comunicação, esse tema ganha espaço nas salas de aula. E, para conhecer um pouco mais sobre esse assunto, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto participaram de um estudo diferenciado, que teve sua culminância com uma exposição de artes, realizada no dia 12 de julho. Além de estudar o tema no livro da Coleção Pitágoras, os estudantes elaboraram cartas, confeccionaram meios de comunicação com sucata, apresentaram o resultado de seus trabalhos para alunos do Maternal e, por último, expuseram os objetos construídos por eles no pátio da Escola.

De acordo com a professora Magda Silene Ribeiro, as atividades tiveram como objetivos levar os alunos a reconhecerem a importância dos meios de comunicação na vida das pessoas e possibilitar a identificação das formas mais comuns de comunicação, evidenciando as diferenças entre a comunicação verbal (escrita e falada) e visual. A educadora explicou ainda que as atividades foram realizadas por meio de conversa dirigida, desenhos, pantomima e encenação.

A professora Andréia Porto ficou satisfeita com os resultados: “Estudar os meios de comunicação foi de grande importância, pois as atividades possibilitaram uma viagem no tempo, proporcionando aos alunos o conhecimento dos antigos meios, além de propiciarem um maior entendimento daqueles que utilizamos na atualidade”.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO