segunda-feira, 3 de novembro de 2008

É finalizada a 6ª Edição dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras




O evento marcou de forma especial a comemoração dos 40 anos do Educandário Padre Gilberto e deixou uma imensa saudade nos participantes.



Durante quatro dias, Vitória da Conquista viveu um momento de agitação esportiva, proporcionado pelo Educandário Padre Gilberto. Camisas azuis, pretas, verdes, vermelhas deram um colorido especial às ruas da cidade. Eram alunos, funcionários, diretores e demais participantes que se movimentaram em prol do esporte. Escolas de Almenara (MG), Brumado, Barreiras, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Vitória da Conquista (BA) estiveram unidas, promovendo a integração social e a formação da cidadania através da prática esportiva.
Os Jogos Estudantis da Rede Pitágoras acontecem de dois em dois anos em diferentes cidades do país. Conquista teve a oportunidade de ser sede do evento pela primeira vez. A Cerimônia de Abertura aconteceu no dia 30 de outubro e, de maneira grandiosa, emocionou a todos os presentes com apresentações artístico-culturais, desfile das delegações, entre outras coisas. Na ocasião, a Rede Pitágoras, que há 11 anos acompanha técnica-pedagogicamente o Educandário Padre Gilberto, fez uma homenagem ao EPG pelos seus 40 anos.
No último dia da 6ª edição, depois de muitos jogos, a torcida e os atletas estavam cansados, mas não desanimados. As vozes da torcida não resistiram aos quatro dias de gritaria, contudo elas eram forçadas a aparecer para dar apoio aos que tanto suor derramavam em busca da grande vitória. Entretanto, a vitória não era de um, mas de todos. Muito mais que troféus e medalhas, o grande prêmio, sem dúvida, foi o aprendizado.
Era impossível não perceber a euforia, a alegria, a determinação, a persistência, enfim, o envolvimento dos alunos, que já, há algum tempo, esperavam ansiosos por esse evento. Eles puderam trabalhar em equipe, conheceram pessoas diferentes, compartilharam conhecimentos, se divertiram, fizeram amizades. Cada um pôde observar na prática as regras que aprende em sala de aula.
Não menos que os estudantes, os diretores, professores e os outros funcionários se esforçavam, venciam o cansaço, pulavam, gritavam, acompanhavam cada jogo com a mesma emoção e entusiasmo. Foram dias de muito trabalho, recompensados pelo prazer de estar vivenciando um momento mais que especial.
Com o gostinho de quero mais, os Jogos vão deixando uma grande saudade em todos os que participaram e, de alguma forma, estiveram envolvidos com o evento. A 7ª edição dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras só vai acontecer em 2010, mas já tem muita gente torcendo para que o Educandário Padre Gilberto seja sede mais uma vez.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO