sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Crianças revelam talentos na Noite de Autógrafos


O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima foi palco, na noite de quarta-feira, do lançamento oficial do livro “Mistério em Ratolândia” de Caio Lobo e do livro “O Mundo da Leitura e a Leitura do Mundo”, uma coletânea de textos de alunos do Ensino Fundamental I do Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio, Instituição que promoveu o evento. Em sua segunda edição, a Noite de Autógrafos, contou ainda com uma belíssima apresentação artístico-cultural encenada pelos alunos e dirigida pela professora de Teatro, Patrícia Moreira, destacando a importância do ato de ler e escrever e retratando as suas aventuras, durante todo o ano, pelo mundo mágico das palavras.
"Este evento marca, de forma especial, a culminância de um grande Projeto realizado durante todo o ano letivo, no Educandário Padre Gilberto e que tem por objetivo principal promover um encontro feliz e duradouro entre o aluno e o universo mágico da leitura e escrita, fazendo-o perceber que, além de condição fundamental para o seu desenvolvimento escolar, profissional e pessoal, ler e escrever é, também, elemento de lazer e satisfação", explica a diretora Ana Glória Vaz. São várias as ações realizadas durante todo o ano e o resultado é que os alunos estão cada vez mais motivados a ler e escrever. Caio Lobo que, aos nove anos, publicou o seu primeiro livro é um exemplo disso “Eu tive a idéia de escrever o livro, no ano passado, na Noite de Autógrafos”, afirmou o pequeno grande escritor. O pai de Caio, José Eduardo Silva, confirmou que o interesse pela escrita partiu da criança, que gosta muito de ler e se sentiu estimulada com a participação no Projeto realizado pela escola. “Este evento incentiva a criança a ler, porque no Brasil o índice de leitura é pequeno; é uma forma de o Colégio desenvolver novos talentos”, afirmou.
Cerca de 800 pessoas compareceram ao evento e não esconderam a emoção. A mãe do aluno José Victor, Márcia dos Reis Nazário, disse ter ficado surpresa com a Noite de Autógrafos. Segundo ela, era a primeira vez que seu filho participava do evento. “Aquele momento de Victor dando autógrafo, recebendo o livro, foi muito legal. Uma coisa que eu nunca havia visto. Gostei muito”, declarou. Já Catiane Santos, mãe da aluna Ana Clara de Jesus, participa pela segunda vez do evento. “Desde o ano passado, minha filha participa do livro, já fez historinhas, e tem mais interesse de ler. O Projeto incentiva as crianças a estarem escrevendo e criando suas próprias histórias”, revelou.
A empolgação dos alunos e professores com o resultado do projeto era visível. A professora Cleidy Macia, coordenadora do Projeto, declarou-se emocionada e feliz com o resultado do trabalho realizado durante todo o ano: “Um sonho realizado! As crianças superaram as minhas expectativas. Percebi no olhar de cada um o prazer de estar ali envolvido no Projeto. Eles compreenderam a importância do hábito da leitura, da escrita e da reescrita e tiveram o reconhecimento dos pais e convidados”.
Regilânia Gomes, mãe da aluna Helen Gomes, também demonstrou satisfação: “A escola trabalha o ano inteiro incentivando a leitura. Sempre no final do ano a gente tem um resultado bastante satisfatório. Eu acho esse projeto importante porque incentiva muito as crianças”. A filha, de oito anos de idade, confirmou: “Eu achei muito legal, porque ajudou muito na leitura”.
A professora da 3ª série do Ensino Fundamental I Geânia Lima disse que através desse projeto os alunos foram realmente estimulados. “Os meninos começaram a se interessar cada vez mais pela leitura e ver o seu verdadeiro valor”, afirmou. Jeisa de Fátima Barros, mãe do aluno Renério Amaral Neto, revelou: “É uma noite muito interessante, desperta muito a vontade de ler. Meu filho não gostava de ler, mas, agora, está gostando mais, depois da Noite de Autógrafos. É um incentivo grande para as crianças. Eles gostam muito”.
“As palavras são mágicas. Quando elas são escritas com emoção, com inspiração, ganham o mundo. As pessoas que vão ler essas palavras, mesmo dessas crianças, verão o mundo com outros olhos. O mundo da escrita é um mundo que abre portas. E é por isso que precisamos ler e escrever sempre”, comentou o escritor Esmeraldino Correia.

9 Comentários:

Anônimo disse...

Foi algo realmente inesquecível, sou prima de um dos alunos dai, e fiquei mesmo imprecionada com o resultado. Tantas crianças e tanta qualidade. Me diverti muito, até chorei..rs. Vocês estão de parabéns, pois nunca vi em escola nenhuma um musical assim. Parabéns.

Thais Limeira Barcelar

Anônimo disse...

eu achei simplesmente MARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA muito criativo, texto 10

Júlia Alves..de uma outra escola ae

Anônimo disse...

Um encanto. É dessa forma que vejo o que eu senti naquela noite. Os meninos proporcionaram um show. Teve enredo, teve um cenario lindíssimo e criativo, teve emoção, deu para perceber que teve ensaio e um texto fantástico. De onde tiraram tanta criatividade?? Fala sério! A eequipe dai sempre se superando. Fui para o evento por acaso,e o acaso se tornou uma feliz possibilidade de renovação. Ano quevem meus filhos estudarão ae.

Anônimo disse...

Belíssima essa noite de autógrafos! Eu sinceramente assino embaixo de cada palavra dita ae acima. O primeiro show foi os JOGOS e a fechou com chave de OURO os eventos da padre Gilberto! ( APLAUSOS)..NA FALTA DE PALAVRAS...apenas APLAUSOS!Minha filha ficou muito feliz em participar.

SDarlym disse...

Parabens!!!!!

Maravilhoso, deixou saudades!!!!

Deus abençoe vocês hoje e sempre!!!
Estou simplismente encantada com tudo que vi e ouvi!!!


Beijos


Susie (mãe de Isbella e William Gabriel).

Anônimo disse...

Para mim Paty Moreira é muito exigente e cobra muito, mas é uma ótima professora! Aprendi a gostar mais de artes e fazer melhor meus trabalhos. Quando comecei no teatro eu nem imaginava que ia ser tão legal! Na noite de autógrafos eu me senti muito feliz, pois todo mundo viu como o nosso grupo ficou legal! Paty teve paciência, ensaiou muitaaaaaaaas vezes até ficar bom. Ela sempre diz que pode ficar melhor.Acho que pode mesmo. Mas na noite de autógrafos o nosso musical ficou muito bom, ela veio abraçar agente e falou que fomos muito bem!!! Mas também...ela pegou no nosso pé.kkkkkkkkkkkk Gosto muito de estudar nessa escola, pra mim não existe outra melhor. É a melhor do mundo todo.

Lalaaaaaasinha!

Anônimo disse...

Olha professora Patrícia Moreira, a senhora me desculpe, mas na metade do espetáculo eu já estava toda agoniada pra ir embora. Isso mesmo, já não agüentava mais ficar no escuro daquele teatro, ouvindo aquelas músicas barulhentas.. risos, as pessoas que não se aquietavam, minhas mãos vazias, sabe por quê? Minhas mãos estavam leves demais... Faltava um livro, daqueles bem grossões e pesados, sabe? De um autor dessa minha Bahia, ou de um gringo, isso não importava.

Eu estava maluca pra sair correndo daquele lugar fechado pra outro, menor ainda: meu quarto. Desenterrar meus livros empoeirados de dentro de umas gavetas de madeira e dizer a eles que estou profundamente arrependida de ter gastando tanto tempo com meus amigos virtuais, lendo cartas e diários eletrônicos ao invés de folhear-lhes as páginas. Quis fazer logo as pazes com eles, reatar de vez os nossos laços e no meio dessa confusão toda na minha cabeça, o espetáculo acabou, e cá estou eu às voltas com livros que ando achando por aí.

Meu CAPITÃO LIVRÃO mandou lembranças, disse que é muito grato a você por ter recuperado uma companheira. Mas, sinceramente, livro não tem coração, e é o meu que se derreteu todo aquele dia da peça, meu muito obrigada!

Ps: Agora que dei o recado, tomara que meu Livrão deixe eu dormir em paz porque já não agüento mais ele tentando me seduzir altas horas da madrugada


Daniela Oliveira - CEFET

Anônimo disse...

Noite de autógrfos! Quanta beleza! Alma e corção!Respeito e amor pelo que faz! Tolerância en ensinar como e o que devem fazer! Estímulo! Vocês são capazes! Vocês vão chegar lá!Como estão belos! Oh! Estão tão chiques ou que chiquereza,ouvia das prós quando seus alunos chegavam.Não faltou boa vontade para pousar para fotos com nossos filhos.Que escola!Só pode ser o Educandário Padre Gilberto dirigido por pessoas simples e acolhedoras amantes da educação. Seriedade no que faz! Coordenadores competentes, professores comprometidos. Familia Padre gilberto, Família do AMOR, abençoada por DEUS.Recomendo esta escola para todos. Experimentem ser FELIZ. Estou emocionada ao escrever.(lágrimas)... Obrigada por tuo! Parabéns!Parabéns para vocês....
Mãe : CRISTINA Oliveira.

Anônimo disse...

Existe um sentimento maravilhoso que prota do fundo do coração de quem ama educação, é o prazer, a satisfação, o sucesso dos nossos alunos! tantos depoimentos, quanta emoção, O EPGVS se enche de orgulho! A coordenadora e os professores realmente não são modestos quando falam que igual o Padre Gilperto não tem!
Em nome de todos os profissionais envolvidos no evento Noite de Autógrafo, muito obrigado pela confiança depositada.
Cleidy Mácia

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO