segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SOLETRANDO

Diante das mudanças do mundo, as relações sociais e também interpessoais ficaram mais complexas. A maioria dos jovens dá preferência aos encontros virtuais e, para isso, utiliza uma linguagem própria, se afastando, assim, daquela considerada socialmente correta. Criam falas, usam vocabulários próprios e até usam imagens para se comunicar. Sem querer atribuir nenhum juízo de valor, e utilizando o papel que me cabe como educadora, resolvi propor aos alunos da 7ª série um desafio: trocar o “internetês”, que é devidamente correto no suporte de texto em que é utilizado, por outras palavras que fazem parte do seu cotidiano, também. Só com uma diferença, iríamos fazer um campeonato. Fatalmente plagiamos o quadro Soletrando do Programa “Caldeirão do Huck”.
Neste campeonato, os alunos deveriam selecionar palavras que lhes chamassem atenção durante suas leituras, buscar significados, contextualizá-las, socializá-las com os colegas e, finalmente, soletrá-las em uma breve disputa entre grupos, depois entre finalistas. Eles adoraram a idéia. E a atividade foi um SUCESSO! Ganhou uma nova dimensão saiu da sala de aula: na próxima terça-feira, 28 de outubro, estaremos no auditório realizando a grande final entre as turmas e premiando o vencedor.

QUE VENÇA QUEM SOLETRAR MELHOR!

Professora Edimária Santos Pinto

4 Comentários:

BlogEPG disse...

Parabéns Professora Edimária por brilhante iniciativa.

BlogEPG disse...

Os alunos das 7ª séries estão de parabéns por terem atuado muito bem na atividade proposta. Sucesso a todos.

Anônimo disse...

o soletrando foi dos melhores projetos de sala de aula q eu ja participei!!

Anônimo disse...

Esse projeto é um marco para a educaçaõ conquistense, eu como pai de um dos alunos me orgulho muito do meu filho participar desse processo de enriquecimento do vocabulário. Estão todos de parabêns!

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO