domingo, 26 de outubro de 2008

Memorial Machado de Assis

Quando nos fechamos em um mundinho próprio, esquecemos que existem “coisas” que não vemos, mas que fazem parte da vida. Algumas dessas “coisas” são aquelas que lemos. Elas se escondem entre as letras e para vê-las é preciso ler, lendo elas aparecem diretamente em nossa imaginação. Quando não lemos, estas “coisas” ficam presas nos livros, não aparecem para nós e conseqüentemente ficamos à margem, “fora do mundo”.
Quem não lê só vê uma parte das “coisas”, e no intuito de levar o nosso aluno à enxergar, não só o que está à sua frente, mas também o que tem dentro dos livros, elaboramos alguns projetos de leitura, dentre esses, destacamos o “Projeto Memorial Machado de Assis”,considerando que neste ano o autor é lembrado pelo centenário de sua morte.
E, através dos pequenos óculos do Bruxo do Cosme Velho, os alunos puderam enxergar os costumes, os preconceitos, a moral, a falta de moral, a elite e a ralé, os grandes sonhos e os pequenos pecados de uma nação que vivia a realidade do século XIX.
Os alunos leram, releram, opinaram e se encantaram com tantas descobertas. Perceberam que a vida do homem depende do seu tempo. E depois de pesquisarem, retrataram, por meio de cartazes, explanação, vídeos e dramatizações, obras machadianas, fizeram questão de pegar seus “oclinhos” e com os olhos de ver o presente, fizeram uma bonita viagem ao passado.
Aceite agora o nosso convite e venha conhecer Machado de Assis pela ótica dos alunos.

Professora: Edimária Santos Pinto
Saiba mais sobre Machado de Assis! Clique aqui!

2 Comentários:

BlogEPG disse...

Todos os alunos envolvidos neste projeto estão de parabéns, pois retrataram muito bem a obra desse grande escritor.

Unknown disse...

Parabéns bela bela iniciativa de levar os alunos a conhecer esse grande mestra da literatura. è de projetos como este que os nossos jovens estão precisando.

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO