sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Surpresa, aventura e diversão na visita à Reserva Florestal do Poço Escuro

Ouvir o canto de pássaros, observar plantas e animais em meio a uma bela paisagem natural localizada próximo ao centro da cidade é privilégio do povo conquistense e de todos que têm a felicidade de visitar a Reserva Florestal do Poço Escuro, considerada um dos principais pontos turísticos do município. Patrimônio histórico, o Poço Escuro foi preservado desde a origem do Arraial da Conquista, hoje Vitória da Conquista.

E foi com o objetivo de construir conhecimento e formar seres humanos conscientes de suas atitudes em respeito ao meio ambiente que o Educandário Padre Gilberto promoveu uma visita dos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental à Reserva nas manhãs dos dias 05 e 10 de agosto. Os estudantes percorreram trilhas, interagiram com animais, conheceram várias espécies de plantas e aprenderam na prática lições de educação ambiental e cidadania. A visita foi acompanhada por policiais militares e orientada por integrantes do Módulo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que passaram informações sobre a importância e a história do Poço Escuro.

Enquanto nas principais avenidas da cidade, o barulho e a correria denunciam que, muitas vezes, as pessoas sequer conseguem perceber alguma mudança ao seu redor, no Poço Escuro, o olhar atento e curioso dos alunos descobria um verdadeiro refúgio protegido em meio à agitação da terceira maior cidade da Bahia, uma paisagem que se renova a cada novo instante e convida a uma reflexão a respeito da qualidade de vida, do uso do tempo e da necessidade da preservação ambiental.

O Poço Escuro, com 17 hectares de Mata Ciliar, abriga as principais nascentes do Rio Verruga e é a área de maior biodiversidade da Serra do Periperi, apresentando uma vegetação formada por árvores de copas altas, lianas e cipós e uma fauna composta de espécies conhecidas popularmente como bicho preguiça, cutia, mico estrela, sabiá laranjeira, dentre outros.

De acordo com a professora de geografia Shirley Oliveira, existem alguns objetivos pertinentes ao ensino fundamental que são mais facilmente alcançados quando trabalhados fora das quatro paredes da sala de aula. “As aulas de campo oportunizam aos educandos um novo tipo de relacionamento. Num misto de lazer e trabalho, em lugar aberto, onde podem se sentir mais à vontade, as crianças se soltam e expressam mais verdadeiramente seus sentimentos”, explicou.

E realmente foi o que aconteceu. Os alunos divertiram-se até o último minuto e ficaram encantados com a beleza do local e com a simpatia dos macacos da espécie macaco-prego-do-peito-amarelo, que puderam ser vistos de perto. A cada trilha, os visitantes faziam novas descobertas e, empolgados, queriam repetir o percurso. “Essa visita foi muito interessante, pois me incentivou a preservar o planeta, mostrando que podemos melhorar”, avaliou a aluna do 6º ano Lara Oliveira.

O agente de fiscalização ambiental José Airton Almeida conversou com os alunos, entre outros assuntos, sobre os impactos ambientais sofridos pelo Rio Verruga, que teve importância fundamental para a história local. Para ele, a orientação desenvolvida com as crianças e adolescentes é muito prazerosa.

O trabalho realizado pelo Módulo de Educação Ambiental da Semma busca fornecer informações para a correta interpretação do ambiente, propiciando, assim, a sensibilização e a conscientização da comunidade para a preservação do Poço Escuro. “A gente consegue estimular a sensibilização por meio do contato com a natureza. A área de conservação ambiental é justamente para isso, para a gente ver, ouvir, escutar e perceber como os animais utilizam o meio. É uma atividade lúdica e educativa ao mesmo tempo”, declarou a monitora de educação ambiental Mônica Nascimento.

Segundo o educador ambiental Benjamin Xavier, além de espaço de lazer, a Reserva é fonte de pesquisas, atraindo estudantes, universitários, professores, pesquisadores e visitantes da comunidade local e regional. Xavier também destaca a importância da orientação realizada com os estudantes: “Orientamos os alunos para que eles realmente sejam defensores do meio ambiente e amigos da natureza. A gente deposita a nossa grande esperança nas crianças, adolescentes e jovens, acreditando que são eles que vão desenvolver a consciência de que precisamos salvar esse planeta”.

Fotos: Ana Oliveira

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO