sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caio Marcellus Oliveira: 2º lugar em Farmácia no vestibular da Uesb


Aos 17 anos e antes de concluir o ensino médio, Caio Marcellus Pereira de Abreu Oliveira venceu um dos grandes desafios da vida de um estudante: o vestibular. Ele alcançou o 2º lugar na lista de aprovados para o curso de farmácia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié.

Filho de Arnaldo e Marinalva de Abreu Oliveira, o estudante faz parte do Educandário Padre Gilberto há 13 anos. Caio Marcellus sempre foi bom aluno, ama ler e enxerga com seriedade a preparação para o vestibular. Contudo, ele não deixa de se divertir como os outros adolescentes. Assistir filmes e ouvir música são alguns de seus hobbies.

Caio, que adora química e biologia, continuará encarando vestibulares, pois além de pretender terminar o ensino médio antes de começar um curso superior, ele quer cursar, de preferência, uma federal. Assim, o próximo desafio a ser encarado é o vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para o campus de Vitória da Conquista, porque ele não tem a intenção de mudar de cidade.

Confira os principais trechos da entrevista:


Como é passar no vestibular antes de concluir o Ensino Médio?

É muito gratificante, pois traz muita autoconfiança e o sentimento de que seu esforço na escola está dando frutos.

O que mais contribuiu para a sua aprovação no vestibular?

Creio que tenha sido o fato de eu conseguir manter minha calma no momento da prova e a minha facilidade de aprender os conteúdos.

Qual a contribuição do Educandário Padre Gilberto para os seus estudos?

Por ter estudado a minha vida inteira no Padre Gilberto, a maioria dos meus amigos estuda comigo, o que é muito bom, pois cria um ambiente agradável de estudos. Outro fator importante é a qualificação dos professores, que me ajudaram muito a aprender os mais diversos conteúdos.

E a família? Como você considera o apoio dos pais no momento preparatório para as provas?

Meus pais sempre confiaram muito na minha capacidade e, por isso, nunca me pressionam muito nas minhas rotinas. Além disso, possuo uma boa relação com eles e com meus irmãos.

De onde veio a motivação para a escolha do curso?

A minha preferência pelas disciplinas de química e biologia e o fato de minha irmã cursar farmácia foram os principais motivos para a escolha desse curso.

Como é sua rotina de estudos?

Sinceramente, eu não possuo uma, mas em épocas de provas eu reviso os assuntos, procuro prestar atenção nas aulas e nunca levo dúvidas para casa.

E ainda dá tempo para namorar e sair com os amigos? Isso atrapalha ou ajuda?

Sim, tranquilamente. Mas isso pode tanto atrapalhar como ajudar, depende de como você organiza o seu tempo entre as suas obrigações e a diversão.

Você usa alguma estratégia para responder às questões?

Em questões de múltipla escolha eu elimino as alternativas que forem absurdas e, caso não saiba com certeza qual marcar, escolho a mais lógica. Outro ponto importante é manter a calma na hora de responder a prova e ler as questões várias vezes antes de marcar.

Que dica você daria para um aluno que deseja vencer os desafios do vestibular?

Primeiramente, conhecer a si mesmo, saber em quais disciplinas possui facilidade e em quais possui deficiência, focando mais naquelas com as quais tem mais dificuldade e naquelas que tiverem peso maior no curso desejado. É essencial saber manter a calma na hora da prova, pois o nervosismo pode levá-lo a cometer erros em questões simples. E, por último, sempre reservar um tempo para o lazer e para os amigos, pois vão ajudá-lo a evitar o estresse e o nervosismo, dando o apoio necessário para que se sinta mais confiante.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO