quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Crianças comemoram o Dia do Folclore


Os alunos da Educação infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto festejaram o Dia do Folclore com muita animação nesta segunda-feira (22 de agosto). Vestidas com fantasias típicas e roupas coloridas, as crianças realizaram apresentações, cantaram, dançaram, brincaram muito e tiveram a oportunidade de degustar pratos típicos de cada região do país, como arroz doce, tapioca, cuscuz de milho, dentre outros. A comemoração faz parte das ações do Projeto Folclore, realizado anualmente pela Escola, com o objetivo de resgatar elementos da cultura popular brasileira.

E nem mesmo o bumba-meu-boi ficou de fora da diversão. O boi, confeccionado de papelão, roubou a cena, trazendo ainda mais alegria para os alunos. De acordo com a professora Andréia Porto, o boi-bumbá conquistou a preferência dos estudantes, que conheceram várias lendas por meio das atividades do Projeto Folclore. São diversas as lendas que compõem o folclore brasileiro, desde Saci-Pererê, Mula Sem Cabeça, Boto Cor de Rosa e muitas outras.

Segundo a coordenadora pedagógica Patrícia Mirella Menezes, o Projeto possibilita a realização de um trabalho coletivo, em que todos os alunos se envolvem e interagem. Além disso, temas como esse estimulam a curiosidade das crianças. De forma lúdica, eles aprendem com facilidade e passam a desenvolver o gosto pelos assuntos trabalhados.

Com os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental foram realizadas pesquisas em várias fontes, tais como livros, revistas e jornais. Assim, eles conheceram um pouco mais sobre as manifestações da cultura popular brasileira. “O Folclore é um tema rico em conteúdo e está ligado a nossa vida, por isso, é tão importante conhecê-lo. É muito interessante e proveitoso levar as crianças a estudarem como as músicas, danças, brincadeiras, cantigas de roda, lendas e contos são passados de geração a geração, mantendo a tradição da oralidade e a presença do aspecto mais encantador da vida”, explica a coordenadora. As atividades do Projeto continuarão até a próxima sexta-feira (26).

Oficializado em 1965, o Dia do Folclore faz homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que “folk” significa povo e “lore” quer dizer conhecimento, cultura.


Saiba mais sobre o Dia Mundial do Folclore

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO