quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de Abril: Dia da Mentira


Quem conhece a história de Pinóquio sabe bem que mentir pode trazer sérias consequências.
Uma afirmação que não corresponde à verdade, feita com a intenção de enganar o outro é uma mentira. O ato de mentir pode ser muito ruim e prejudicial para a nossa vida. Entretanto, há séculos e nos mais variados lugares do mundo, as pessoas têm o hábito de pregar mentiras, fazendo brincadeiras com os amigos no dia 1º de abril. Mas é preciso ter cuidado, pois os nossos relacionamentos devem ser baseados na honestidade e no respeito ao próximo.
Uma versão sobre a origem das brincadeiras com esse dia é que tudo tenha começado no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, quando a comemoração do Ano Novo, que era realizada entre 25 de março e 1º de abril, foi trocada para 1º de janeiro. Consta que a troca demorou a ser assimilada e quem permanecia festejando na antiga data era chamado de "bobo de abril", além de ser vítima de "trotes". Para essas pessoas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.

Curiosidades: Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).


Informações: IBGE teen
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen


Clique e leia: O pastorzinho e o lobo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO