terça-feira, 16 de março de 2010

Crianças comemoram o Dia do Circo



Nesta segunda-feira (15), alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto festejaram o Dia do Circo. Caracterizados de palhacinhos, os alunos participaram de brincadeiras no pátio da Escola. Uma palhacinha animou a comemoração das crianças, que puderam compartilhar momentos de muita diversão. O Educandário Padre Gilberto investe na realização de atividades como esta nas datas comemorativas, pois acredita que elas promovem a interação e a socialização entre os alunos, além de colaborarem para a valorização de nossa cultura.
O circo sempre foi sinônimo de alegria, magia e sonho. Palhaços, mágicos, contorcionistas, pernas-de-pau, dançarinos, malabaristas, trapezistas e muitos outros artistas fazem do circo um lugar muito divertido. Embora o circo reúna vários artistas, o palhaço sempre foi a principal estrela circense no nosso país. O dia 27 de março foi declarado oficialmente como o Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado "o rei dos palhaços", ele se destacava pela criatividade e habilidade como ginasta e equilibrista. Piolim foi o inventor do famoso "nariz de palhaço" - aquela bolinha vermelha grudada na ponta do nariz que se tornou conhecida no mundo todo.
Esta arte milenar atravessou os limites do tempo e continua encantando crianças e adultos ainda hoje. Não é possível determinar uma data específica para a origem das práticas circenses, mas há indícios de que elas tenham sido iniciadas na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. O circo brasileiro surgiu voltado às classes populares e itinerante, por influência cigana.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO