terça-feira, 2 de março de 2010

Congresso de Educação 2010 discute o papel do educador na atualidade



Na manhã do próximo sábado (06), será realizada mais uma edição do Congresso de Educação da Rede Pitágoras no Educandário Padre Gilberto. O evento acontece anualmente, envolvendo os participantes em momentos de reflexão e busca do conhecimento como uma forma de aprimoramento profissional e pessoal. Nesta edição, o Congresso abordará o tema Espaços e Tempos Escolares.

Como sede regional da Rede Pitágoras, o Educandário Padre Gilberto recebe os educadores das escolas conveniadas à Rede Pitágoras na região Sudoeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais. Estima-se que cerca de 200 pessoas participarão do Congresso. Além dos professores das instituições parceiras, a Instituição destina parte das vagas para profissionais de escolas públicas da cidade.

Os Congressos de Educação da Rede Pitágoras têm como objetivo fortalecer o papel do educador, por meio de palestras embasadas em referenciais teóricos da atualidade, além de conectar-se com estudiosos de vanguarda, no que se refere à educação. Neste ano, a Rede Pitágoras tem como pretensão propiciar às escolas integradas um novo olhar para o significado e a dimensão dos conceitos Espaços e Tempos, promovendo o alinhamento dos mesmos nas instituições, gerando um ambiente de intensa produção de sentido nas práticas escolares.

A psicóloga Patrícia Quaresma ministrará a palestra “Trabalhando o espaço interno do professor: como pensa, sente e se comporta”. Já o consultor Júlio César Franco, que é bacharel em Direito, ministrará a palestra “A postura do professor diante dos tempos e espaços escolares”.


Palestras:


Trabalhando o espaço interno do professor: como pensa, sente e se comporta


Palestrante: Patrícia Quaresma Ragone


A aplicação da terapia cognitiva na instituição educadora é o foco desta palestra. Seu conteúdo engloba a influência do pensar sobre o sentir e agir; distorções cognitivas no âmbito escolar e como desenvolver o “domínio pessoal” por meio das interpretações funcionais de sucesso e insucesso nas “provas da vida”. Por fim, apresenta os elementos do “estilo competente de atuação” do professor.


A postura do professor diante dos tempos e espaços escolares

Palestrante: Júlio Cesar França Franco


É importante para o professor do século XXI refletir sobre sua postura diante do tempo que ele dispõe, buscando geri-lo de forma eficaz. Como alinhar os objetivos pessoais aos da escola? Como utilizar de forma adequada os equipamentos disponíveis nos diferentes espaços de hoje? Partindo das questões levantadas, a palestra também enfocará a comunicação e sua importância para a efetividade da escola.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Soube por terceiros que o Congresso de Educadores foi maravilhoso! Parabéns a todos vocês que participaram e aos palestrantes.Sinto orgulho de meus filhos estudarem em uma escola que que se preocupa em atualizar-se constantemente.Participei da reunião 2010.Que fala a da Ana Glória! Que jovem preparada!Parabéns por tê-la na equipe.Sinto-me segura e orgulhosa.

Anônimo disse...

Que formaçao destes palestrantes! Felizes são vocês que vão assistí-los.Aproveitem!

Anônimo disse...

Sou visitante assíduo do blog.Toda noite dou uma olhadinha! Quero ver noticias do fundamental Minha filhinha está lá.

Anônimo disse...

Sou mae novata! É o primeiro ano que minha filha estuda na Padre Gilberto. Achei sipática estas mestras que estão no blog.Os seus dizeres são fantásticos!Arrepiei quando lí.Apresente outras, por favor.Quero conhecer este grupo.Creioserem muito competentes.

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO