terça-feira, 31 de maio de 2011

Quem sou eu?


A infância é uma fase cheia de encanto, em que a curiosidade impulsiona grandes descobertas. A construção da identidade começa quando ainda somos crianças por meio das interações que estabelecemos com o meio social. Assim, o processo de autoconhecimento é influenciado por essas relações, pelo ambiente e pela cultura.

A educação e inclusão da criança no mundo social são iniciadas na família, mas as primeiras relações sociais estabelecidas fora do ambiente familiar ocorrem na escola, o que faz com que as instituições educativas tenham um papel muito importante nesse processo.

No Educandário Padre Gilberto, o Projeto Identidade envolve os alunos da Educação Infantil em diferentes atividades com o objetivo de oportunizar a construção da identidade e da autonomia de cada criança. Nesta segunda-feira (30), alunos do Maternal II participaram de uma dessas atividades. Cada uma das crianças deitou-se sobre uma folha de papel madeira, na qual o seu corpo foi contornado. Já com o desenho do próprio corpo afixado na parede, os alunos conversaram com a professora sobre si mesmos. De acordo com a coordenadora pedagógica Patrícia Mirella Menezes, esses desenhos ajudam as crianças a perceberem o próprio desenvolvimento.

Com as ações do Projeto, os alunos também estudam os seus nomes, famílias, histórias de vida, modo de ser e viver, gostos e preferências, costumes, valores etc. Dessa forma, eles vão conhecendo a si mesmos e, posteriormente, o mundo em que vivem, desenvolvendo a autoestima, ao mesmo tempo em que aprendem a reconhecer e respeitar as diversidades.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudantes participam de aula de campo em uma olaria


Orientados pela professora de Artes Ruth Ferreira, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade de campo em uma fábrica de vasos de barro nesta sexta-feira (27). Os estudantes tiveram a oportunidade de realizar a observação direta de parte do conteúdo estudado na sala de aula sobre a arte indígena.

Os índios podem ser vistos como os nossos mais antigos artesãos, visto que, quando os portugueses descobriram o Brasil, encontraram aqui diferentes tipos de arte, dentre os quais a cerâmica, que, atualmente, é uma das formas de arte popular e de artesanato mais desenvolvidas no país.

Digno de ser pesquisado e bem conhecido por todos, o artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo, o que garante o sustento de muitas famílias e comunidades, como é o caso do artesão com o qual os estudantes puderam conversar. Eles ficaram encantados com a arte de fabricar objetos de argila. “Retratando a arte dos índios, a atividade foi muito importante para o nosso aprendizado”, avaliou a aluna Larissa Pereira.

A aula de campo foi o penúltimo passo do estudo sobre a arte indígena, que, também, foi composto de atividades como leitura de textos, pesquisa de imagens no Laboratório de Informática e, por último, pintura de vasos no Ateliê dos Pintores Mirins, localizado no Espaço Lúdico da Escola. O resultado de um trabalho tão rico só poderia ser gratificante. “Foi uma atividade muito interessante e prazerosa, em que os alunos puderam construir o seu próprio conhecimento”, contou a professora. Os vasos pintados pelos alunos serão expostos no pátio do Educandário.

É hora de observar onde se pisa

Sob a orientação de suas professoras, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto estão investigando o solo. Nesta unidade, eles aprenderam que os solos têm características próprias e não são todos iguais. Assim, nesta sexta-feira (27), os estudantes participaram de uma atividade prática no Laboratório de Ciências para observar a permeabilidade de diferentes tipos de solo à água, tendo a oportunidade de confirmar, por meio de um experimento, as afirmações do livro de ciências.

De acordo com a professora Lídia Santiago, a atividade prática enriqueceu o estudo dos tipos de solo. “Os alunos foram muito receptivos e participativos. Os experimentos são de grande importância para o aprendizado dos alunos sobre esse tipo de assunto”, declarou a professora.

Alunos visitam sapataria

Nesta sexta-feira (27), acompanhados da professora Lídia Santiago e da coordenadora pedagógica Neurizélia Alves, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto visitaram uma sapataria com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre as profissões do passado, assunto estudado na disciplina de história. No local, os estudantes entrevistaram Carlos de Oliveira, conhecido como Carlito, que é sapateiro há mais de 40 anos.

De acordo com informações do livro da Coleção Pitágoras, o artista francês Jean Baptiste Debret esteve no Brasil no início do século XIX e pintou cenas do cotidiano brasileiro, retratando algumas das profissões existentes naquela época, dentre as quais a sapataria.

“A visita à sapataria proporcionou aos alunos um resgate ao passado. Essa atividade foi de grande relevância para o estudo que estamos fazendo nesta unidade”, avaliou a professora Lídia Santiago. O aluno Kléber Rômulo Nascimento aprovou a aula de campo: “Eu achei a atividade muito interessante, porque tivemos a oportunidade de conhecer uma profissão que era muito bem respeitada antigamente”.

Na conversa com os estudantes, o sapateiro Carlos de Oliveira contou como foi a sua trajetória até os dias atuais e afirmou que se sente muito feliz com a sua profissão, embora não seja tão reconhecida atualmente. “Gostei muito da visita dos alunos, pois as crianças prestaram atenção às minhas palavras. Elas são o futuro do amanhã”, comentou o sapateiro.

Pais comparecem ao Plantão de Atendimento da I Etapa Letiva


A parceria entre família e escola é de grande importância para o desenvolvimento educacional dos alunos, por isso, o Educandário Padre Gilberto procura proporcionar diversos encontros em que os pais ou responsáveis têm a oportunidade de dialogar com a equipe pedagógica. Um desses momentos é o Plantão de Atendimento, em que os pais recebem o boletim do estudante e conversam com os professores individualmente, podendo analisar e refletir sobre as experiências de aprendizagem e desempenho acadêmico do filho.

Neste ano, o Plantão de Atendimento da primeira etapa letiva dos anos finais do Ensino Fundamental aconteceu no último sábado (21), já o encontro com os pais ou responsáveis dos alunos dos anos iniciais do mesmo segmento foi realizado na terça-feira (24). De acordo com a professora Kátia Regina Correia, a maioria dos pais compareceu à Escola e aqueles que faltaram enviaram alguém para representá-los. “O encontro foi maravilhoso. Percebemos que os pais estão muito mais comprometidos com a educação dos filhos”, avaliou a educadora.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educandário Padre Gilberto no Dia do Desafio


Acompanhados dos professores de Educação Física, os alunos do Educandário Padre Gilberto participaram do Dia do Desafio com diferentes atividades. Os professores Gilmar Freitas e Nelson Brito realizaram uma caminhada pelas ruas circunvizinhas da Instituição com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Já os alunos dos anos iniciais do mesmo segmento, orientados pelo professor Marcos Antônio Ferreira, fizeram alongamentos e outras atividades no pátio da Escola.

O Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas. O evento é conhecido internacionalmente como Challenge Day e tem origem americana. Nesse dia, duas cidades estabelecem uma amigável competição, buscando envolver a maior porcentagem de pessoas na prática de atividades físicas. Esse ano, Vitória da Conquista competiu com a cidade de Uruapan no México.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exposição de Arte retrata obra de Romero Britto


No último sábado (21), aconteceu a Exposição de Arte dos alunos da 7ª série do Educandário Padre Gilberto. Orientados pela professora Raphaela Brandão, os estudantes reproduziram quadros do famoso pintor Romero Britto, que é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo.

Artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego.

A Pop-Art é um estilo que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário. No Brasil, encontrou seu maior expoente em Romero Britto, que afirma já haver pintado cinco mil telas, espalhadas por 70 países.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vem aí mais uma edição do Fest Sóh T_Kéru



Vem aí a quinta edição do Fest Sóh T_Kéru, a comemoração de São João do Educandário Padre Gilberto, que acontecerá no dia 11 de junho, a partir das 18h40, no EPG, localizado na Praça Vítor Brito.
Com bandas, quadrilhas e comidas típicas, a festa já virou tradição. Neste ano, o Fest Sóh T_Kéru contará com a participação das bandas Xamêgo Proibido e Fundo de Busão, reunindo muita gente bonita em uma noite de animação, cor e alegria.
A comemoração envolve alunos, pais, professores e demais colaboradores da Escola, mas também é aberta à comunidade em geral. Os ingressos estão à venda nas secretarias das duas unidades do Educandário Padre Gilberto.

Evento discute as implicações da física na sociedade


No Dia do Físico, 19 de maio, a partir das 18h30, o Educandário Padre Gilberto realizou a culminância do Projeto Interdisciplinar Física no Cotidiano, em que alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentaram temas relacionados às implicações da física na sociedade. O evento contou, ainda, com a participação do professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e doutor em Física Luizdarcy de Matos Castro, que contribuiu para melhor compreensão da temática abordada.

O Projeto, que envolveu as disciplinas de física e redação, utilizou a pesquisa bibliográfica e a internet como recursos didáticos para a construção, apropriação e reelaboração de conceitos físicos. De acordo com o professor de física Ébano Henrique Rizério, muitas vezes os alunos veem essa disciplina como um grande obstáculo a ser superado em vez de uma ciência a ser compreendida e percebida no cotidiano. Por isso, “o projeto desenvolvido buscou despertar a percepção do estudante para a presença dessa ciência em suas relações, e nisso foi bem sucedido”, avaliou o professor.

Divididos em pequenos grupos, os estudantes apresentaram trabalhos sobre diversos ramos da Física Aplicada. “Eu achei bastante interessante e surpreendente, porque o projeto abrangeu diversos temas que não são tão comuns, além de explorar a curiosidade sobre possíveis empregos relacionados à Física”, afirmou o aluno do 1º ano Igor Oliveira.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Crianças participam de caminhada pela paz no meio ambiente



Na última sexta-feira (13), aconteceu a abertura do projeto “Semeando a Paz no Meio Ambiente”, que envolve os alunos da Educação Infantil do Educandário Padre Gilberto na busca pela conscientização da sociedade a respeito da preservação do meio ambiente e do resgate de valores humanos. Vestidos de branco, os alunos caminharam pelas ruas circunvizinhas da Escola pedindo paz para o meio ambiente.

De acordo com a coordenadora pedagógica Patrícia Mirella Menezes, a Escola não pode abrir mão do seu compromisso de colaborar na reconstrução das relações humanas, promovendo atividades e projetos que visem despertar a reflexão e interesse dos alunos sobre essas questões. As crianças aprovaram a iniciativa e participaram com muita alegria da caminhada. Outras atividades serão desenvolvidas ao decorrer do Projeto.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Amor e música no Dia das Mães



Se as mães pudessem ser transformadas em músicas, com certeza, seriam as mais belas canções de amor, carinho e doação. Assim, em clima de muita alegria, emoção e música, aconteceu a festa do Dia das Mães, na última sexta-feira (06), no Educandário Padre Gilberto. Excepcionalmente neste ano, a comemoração ocorreu na Escola localizada na Praça Vítor Brito. Os alunos da Educação Infantil homenagearam as mães com lindas canções, como “Sou teu anjo” (Anjos de Resgate).

Geórgia Godói, mãe de dois alunos da Instituição, ficou encantada com o evento. Para ela, demonstrações de carinho são fundamentais. “Ver as apresentações deles, uma exposição artística feita com carinho para as mães, é sempre motivo de orgulho e felicidade. As mães ficam paparicando os filhos, mas o orgulho maior é ver a satisfação deles ao apresentarem o resultado de um trabalho”, comentou.

A festa, além de incentivar o reconhecimento e a valorização do papel da mãe na família, buscou colaborar para que os laços entre mães e filhos sejam fortalecidos. “A comemoração teve como objetivo acolher as mães na Escola e homenageá-las de forma singela para que elas pudessem sentir o amor de seus filhos por meio das apresentações”, explicou a coordenadora pedagógica Patrícia Mirella Menezes. Cada momento foi especial, e, com certeza, digno de ser lembrado pelos participantes.

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães.



  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO