quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Seminário de Pais discute a educação de filhos no século XXI


Na manhã do último sábado (8), no Centro de Convenções Divaldo Franco, o Educandário Padre Gilberto e a Rede Pitágoras realizaram mais uma edição do Seminário de Pais com o objetivo de fortalecer a parceria entre família e escola. Ministrada pelo renomado psicólogo Caio Feijó, a palestra deste ano abordou o tema “Educando filhos do século XXI para a vida”. O evento contou ainda com uma bela apresentação musical de alunos do Educandário.

Com foco no cotidiano escolar, as palestras dos Seminários de Pais, realizados anualmente, propiciam uma reflexão valiosa sobre questões que desafiam tanto as famílias como as escolas. Os eventos realizados pelo Educandário Padre Gilberto em parceria com a Rede Pitágoras são oferecidos gratuitamente às escolas parceiras da Rede na região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, além disso, contam com a participação de educadores e outras pessoas da comunidade local que se interessam pelos temas discutidos.

A palestra desta edição abordou os instrumentos que as ciências da Psicologia Cognitiva e do Comportamento Humano sugerem como fundamentais para a capacitação de pais e professores na educação baseada em valores. Caio Feijó mostrou aos participantes do Seminário que, com conhecimento, disposição, técnica e parceria entre família e escola, as soluções para assuntos como bulliyng, desinteresse, indisciplina, dificuldades de relacionamento e agressividade, entre outros, são viáveis, possíveis, reais. O palestrante também destacou a importância do equilíbrio familiar, do estabelecimento de limites, da comunicação entre pais e filhos e da educação que leva à formação de filhos autônomos, capazes de superar frustrações e vencer desafios. Além disso, apontou caminhos para que os jovens do século XXI sejam conduzidos ao uso saudável da tecnologia, minimizando riscos e conflitos de gerações.

O universo dos adolescentes é bem conhecido por Caio Feijó, visto que ele participou, em 2000, do Projeto Cápsula do Tempo no Fantástico da Rede Globo, quando realizou um experimento com um grupo de 13 adolescentes com média de idade de 15 anos. Em maio de 2010, a cápsula foi aberta e os resultados foram divulgados com a cobertura do Fantástico. Esses dados são utilizados pelo psicólogo em palestras como a que aconteceu no Seminário de Pais.

De acordo com o palestrante, esse tipo de evento somente traz benefícios para todos os envolvidos ─ escola, família, aluno e sociedade. “Quando um substancial grupo de pais, como o que tivemos no Seminário, recebe informações científicas e atualizadas a respeito de novas opções e técnicas para a educação de seus filhos, quando a escola também participa ativamente organizando com competência o evento e com a presença do seu corpo docente, alguns importantes fenômenos acontecem, como, por exemplo, uma união de esforços e comprometimentos de pais e professores em ações junto aos filhos/alunos”, afirma o psicólogo Caio Feijó, que é especialista em psicologia Clínica, psicoterapeuta de jovens, adultos e famílias, mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência, professor de Psicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Interpessoal e de Mediação ─ Gestão de Conflitos.

Para os participantes, o Seminário promoveu mais um momento de aprendizado, interação e troca de experiências. “Este seminário está sendo enriquecedor para mim como mãe, pois somos a todo momento desafiados pelos nossos filhos e, dessa forma, precisamos estar sempre refletindo sobre nossas atitudes”, avalia Márcia Cristina Rocha. Já Astério Almeida lamenta o fato de nem todos os pais terem acesso a eventos como esse: “É uma pena que muitas pessoas não ganham uma oportunidade como esta. Podem ter a certeza de que, se esse material for repassado para muitos, teremos uma humanidade diferente. Sou um bom pai, mas aprendi muito”. O psicólogo Caio Feijó também enfatiza a relevância social desse tipo de acontecimento: “Isso é ação social, ação que visa o crescimento humano, caracterizado pela qualificação das relações pais/filhos, professores/alunos e família/escola. Torcemos para que o estado, representado, no caso, pela Prefeitura Municipal, sensibilize-se e motive-se a organizar eventos dessa natureza para benefício de toda população da cidade.

Ao término do evento, o palestrante, que é autor de cinco livros sobre a educação de filhos e alunos, autografou as obras adquiridas por pais e educadores.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO