terça-feira, 2 de junho de 2009

Brinquedos e brincadeiras são assuntos discutidos no Projeto Tecnologia dos Brinquedos




Quem não gosta de brincar? As brincadeiras trazem muita alegria para a nossa vida e fazem parte da nossa história. É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha brincado, pois toda pessoa adulta já foi criança um dia e, provavelmente, brincou muito. As brincadeiras são muito comuns na infância, época em que não temos vergonha de expressar nossos sentimentos e temos bastante tempo livre para nos divertir. Entretanto, há adultos que, sabiamente, nunca deixam de brincar.
As crianças de todos os tempos dedicaram parte de seu dia para os brinquedos e brincadeiras. Nos tempos mais antigos, tudo servia para brincar: pedras, paus, folhas de árvores, frutas e legumes... Com a tecnologia, surgiu uma infinidade de brinquedos para todos os gostos e diferentes idades.
As inovações tecnológicas invadiram também a vida das crianças, transformando as suas formas de brincar. Hoje, elas brincam mais através de aparelhos como o computador e cada vez mais sozinhas. Brinquedos como o pião, as bolinhas de gude, bonecas, carrinhos, barquinhos etc., agora, estão quase esquecidos, no entanto, encantavam as crianças em um determinado período da história. Muito comum e não menos atrativas eram as brincadeiras em grupo e também ao ar livre com brinquedos como a pipa.
Através da evolução tecnológica dos brinquedos é possível analisarmos as mudanças ocorridas no nosso comportamento e modo de vida. Foi com o objetivo de reconhecer que a tecnologia é usada na fabricação de brinquedos desde os mais simples até os mais sofisticados que foi desenvolvido o Projeto Tecnologia dos Brinquedos com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I. Além disso, o Projeto buscou estimular as crianças a aprenderem a diferenciar brinquedos de brincadeiras e a compreenderem que os brinquedos e as brincadeiras mudam através dos tempos. Os alunos buscaram informações sobre brinquedos e brincadeiras através de pesquisas, trocaram idéias sobre como funcionavam e de que material eram feitos os brinquedos antigos e confeccionaram brinquedos utilizando sucatas.
A culminância do Projeto se deu com a apresentação dos brinquedos de sucatas e a exposição de brinquedos modernos e antigos. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de fazer um passeio ao Centro Industrial da cidade e visitar a fábrica Nota Mil, que produz salgadinho de milho e pipoca de milho doce. Durante a visita, as crianças conheceram o modo de funcionamento da fábrica e ouviram o depoimento do empresário Sóstenes Moan, que falou sobre empreendedorismo e ética, focalizando a história da fábrica como exemplo. No ambiente externo da Nota Mil os alunos participaram de várias brincadeiras. O passeio proporcionou um momento de muito aprendizado aos participantes, além de ter sido bastante divertido.





Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO