quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alunos do Ensino Médio participam da Prova Global


Na terça-feira, 03, alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do Educandário Padre Gilberto participaram da Prova Global, que tem como objetivo preparar os estudantes para a realização do Enem, de vestibulares ao final do Ensino Médio e de vestibulares seriados. A avaliação, adequada a cada série do Ensino Médio, é elaborada pela Rede Pitágoras, a partir da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e organizada por áreas de conhecimento.
De acordo com a coordenadora Maria de Fátima D. Oliveira, a Prova Global recebe esse nome por ser um instrumento que engloba conceitos, fatos, teorias e habilidades trabalhadas em toda as disciplinas agrupadas por áreas de conhecimento. A Prova Global é aplicada aos alunos das escolas parceiras da Rede Pitágoras na mesma data e hora em diversas localidades do Brasil. Segundo o estudante do 1º ano Vítor Augusto Neves, a Prova dá uma base para testes futuros. “Foi importante para lembrar de tudo que estudei até hoje”, afirma.
“A Prova Global possibilita que a escola avalie o desempenho do aluno individual e coletivamente no que se refere ao domínio de habilidades essenciais em cada área do conhecimento, propiciando a tomada de ações corretivas para o desenvolvimento do processo de melhoramento contínuo do desempenho escolar”, explica a coordenadora. Os alunos demonstraram satisfação em participar da Prova Global. “A avaliação foi boa porque resume tudo do 1º ao 3º ano”, declara o estudante do 3º ano Anselmo Alves da Silva. Já a aluna do 1º ano Aline Lôbo diz que a Prova também contribui para elevar o nível do conhecimento do participante.
A realização da Prova Global é um diferencial das escolas conveniadas à Rede Pitágoras. Para o estudante é importante a preparação para o modelo de prova do Enem, já que neste ano o novo Enem vai substituir o vestibular de algumas universidades federais. Cerca de 22 já anunciaram que usarão o exame como forma única de ingresso dos vestibulandos. Outras 14 federais divulgaram que a nota do Enem será adotada em parte do processo seletivo. Agora, o Exame Nacional do Ensino Médio é muito mais que um instrumento de avaliação do conhecimento do aluno, pode representar o acesso dele à universidade. Os participantes da Prova Global perceberam a importância de já estar sendo preparados de acordo com as mudanças. “Eu acho bacana, legal. Ainda mais agora com o Enem. Acho que nenhuma outra escola faz isso”, avalia a aluna do 3º ano Lorena Café. A estudante Lara Kizze diz que a Prova Global é uma experiência a mais e uma preparação para o vestibular. “A Prova foi boa. Eu acho interessante porque está treinando a gente para o novo modelo de vestibular”, declara o aluno do 2º ano Felipe Amorim.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO