segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dica de Leitura da Tia Sara



Olá, criança!

O que você acha de conhecer a Rosinha, uma linda menina de cabelos da cor do ouro? Cachinhos de Ouro era uma menina muito curiosa. Ao entrar em uma casinha que estava com a porta aberta, ela começou uma aventura que lhe ensinou uma grande lição. Embarque nessa leitura e descubra o que ela aprendeu nessa misteriosa casinha!

Cachinhos de Ouro espera por você na nossa Biblioteca.


A importância do lúdico no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil

Um dos maiores desafios do sistema educacional é a Educação Inclusiva. A pedagoga Magda Silene, professora do 1º ano da Educação Infantil do Educandário Padre Gilberto, especializou-se em Educação Inclusiva pela UNIBAHIA. O trabalho de final de curso de Magda Silene foi elaborado por meio de entrevistas realizadas na Escola.



Confira abaixo!




A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Magda Silene Félix Ribeiro
Nota do TCC: 10


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo discutir e analisar o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, na Educação infantil, por meio da ludicidade. A pesquisa adotou o método descritivo qualitativo com a realização de entrevistas com a diretora, supervisora, coordenadora e professora de uma instituição particular da cidade de Vitoria da Conquista- Ba. A inclusão da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil é um processo importante no desenvolvimento do indivíduo, pois reflete em uma evolução significativa no aprendizado da criança. As atividades lúdicas são fundamentais para a formação da criança e o brinquedo um estímulo ao seu desenvolvimento físico e mental. Como resultado deste trabalho, destacamos que o lúdico além de propiciar alegria e divertimento, amplia a competência intelectual, emocional e afetiva, atuando como fator significativo para a aprendizagem.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Conheça os livros e filmes do Vestibular Uesb 2010

por Evelly Freitas
Ascom - Uesb

Fazer uma prova de vestibular com sucesso requer muita dedicação e estudos contínuos. Pois além de estudar os assuntos básicos discutidos em sala de aula, o aluno também deve conhecer um pouco mais sobre as obras literárias e cinematográficas que serão cobradas nas provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Para o Vestibular Uesb 2010, os candidatos precisam ter um conhecimento específico sobre os seguintes livros: “Esaú e Jacó”, do escritor Machado de Assis; “Pau Brasil”, de autoria de Oswald de Andrade; e “Contos de Aprendiz”, de Carlos Drumond de Andrade. Já os filmes exigidos são “Mutum”, de Sandra Kogut; “Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá”, com direção de Silvio Tender; e “Ensaio sobre a cegueira”, do brasileiro Fernando Meirelles.

Tanto os livros quanto os filmes podem ser facilmente encontrados em livrarias e locadoras do circuito comercial. E os vestibulandos ainda terão uma chance a mais para assistir as obras cinematográficas por meio do projeto “Cinema eis a Questão - Janela Indiscreta no Vestibular”, que fará exibições dos filmes entre os meses de outubro e dezembro, nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Portanto, não perca tempo! Antecipe seus estudos e fique por dentro dos assuntos que serão cobrados no Vestibular Uesb 2010. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 12 de outubro a 9 de novembro. Mais informações, na Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), pelos telefones: (77) 3424-8607, em Conquista; (73) 3528-9695, Jequié; e (77) 3261-8702, no campus de Itapetinga.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Participe da Campanha "O Dia na cidade sem meu carro"


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Luana Helena é homenageada pelo Educandário Padre Gilberto


A aluna Luana Helena Estrela e seus pais foram homenageados na abertura do Projeto Interdisciplinar 2009, no último sábado (12). Luana foi classificada no 1º lugar Nordeste da Olimpíada do Conhecimento da Rede Pitágoras, realizada no primeiro semestre deste ano. É a segunda vez que a aluna é vitoriosa nessa disputa. No ano passado, ela obteve uma premiação nacional, o que também foi motivo de imenso orgulho para o Educandário Padre Gilberto. A Olimpíada do Conhecimento reúne os estudantes das escolas parceiras da Rede em uma saudável competição de conhecimento e envolvimento com os estudos, buscando despertar o potencial cognitivo, a habilidade para a solução de problemas, a elaboração de projetos e a criatividade dos participantes. As provas são elaboradas por uma equipe de profissionais da Rede Pitágoras que atendem a critérios coerentes com os princípios que embasam o Projeto Pedagógico Pitágoras.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Projeto Interdisciplinar 2009 mistura arte e conscientização ambiental


A abertura do Projeto Interdisciplinar aconteceu na noite do último sábado (12), com a belíssima apresentação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Eles tiveram uma participação especial no Projeto, pois precisaram estar em contato com todas as temáticas dos demais segmentos envolvidos. Logo após, foi iniciado o Espetáculo multishow, com as apresentações das equipes dos alunos de 5ª a 7ª séries do Ensino Fundamental. A cada nova turma na arena, o público assistia a um verdadeiro show de talentos e criatividade, além de ter a oportunidade de refletir sobre um recurso natural indispensável para as nossas vidas: a água. No segundo dia, as equipes dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio continuaram o Espetáculo em grande estilo. O evento contou com a presença de familiares e amigos dos alunos. Os cenários montados com originalidade e as surpreendentes performances das equipes marcaram os espetáculos do Projeto Interdisciplinar.




Equipes e temáticas:

- Ensino Fundamental

Límnica (5ªA) – Dos aqüíferos aos rios: fontes de vida

Pantalassa (5ªB) - O futuro dos oceanos: águas que sustentam a vida

Defensores da Água (6ªA) - Água: seiva do planeta

Morandubetá (6ªB) - Terra dos papagaios: a origem

Acquasave (6ª C) - Água: um bem precioso

Taperoá (7ªA) - Poluição das águas: morte em curso

Equilibrium (7ªB) - Equilíbrio: corpo e vida

Ucayale (8ªA) - Amazônia azul

Abutarap (8ªB) - O planeta azul perde a cor


- Ensino Médio

Hórus (1ºA) - Floresce a civilização às margens do Nilo, do Tigre e do Eufrates


Shui 水 (1ºB) - Um terço do mundo vive aqui: China e Índia ontem e hoje

Suniúm (2º) - Sustentabilidade: idealismo e ação



Clique aqui e confira o resultado geral do sábado!

Resultado do Domingo!

Parabéns, formandas!

O Educandário Padre Gilberto tem o prazer de parabenizar as suas funcionárias que se formaram nos últimos meses. Receber os convites para as formaturas dessas pessoas especiais é motivo de imenso orgulho para a nossa Instituição. Desejamos que todas continuem trilhando caminhos de sucessos e grandes vitórias.


Parabéns!


Andréia de Novais Gomes
Colação de grau – 01/08/2009
Faculdade Juvêncio Terra
Secretariado Executivo








Jean Simone Ribeiro F. Pena
Colação de grau – 19/09/2009
Uesb
Pedagogia








Lídia Brito Santiago Miranda
Colação de grau - 29/08/2009

Uesb
Letras Modernas e Vernáculas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alunos revelam as caras e cores do Brasil


O Brasil é feito com diversas caras e cores, uma verdadeira miscigenação de raças e culturas. Foi para representar esse país colorido e cheio de riquezas culturais que as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I do Educandário Padre Gilberto realizaram as apresentações do projeto “Brasil: terra de muitas caras e cores” no dia 10 de setembro no Auditório da Escola. Aproveitando a comemoração da Independência, o Projeto teve como objetivo estimular o patriotismo nos alunos, valorizando a Música Popular Brasileira e reconhecendo a diversidade do povo brasileiro que faz este país ser tão especial.

Projeto Interdisciplinar é iniciado neste sábado



No próximo sábado, 12 de setembro, será iniciada a programação do Projeto Interdisciplinar 2009, realizado pelo Educandário Padre Gilberto. O Projeto, que conta com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, acontecerá de 12 a 18 de setembro, enfocando o tema “Água: desafios e perspectivas”. Na quarta-feira (16), a comunidade local poderá conferir os trabalhos dos alunos nos estandes montados na Escola.
Neste ano, o Projeto Interdisciplinar tem como objetivo estimular a reflexão sobre as perspectivas e desafios da água no Brasil e no mundo, buscando a conscientização dos participantes sobre a necessidade da preservação deste recurso precioso. O Projeto divide-se em seis etapas que envolvem apresentações artísticas, montagem de estandes, visitação e gincana cultural. As diferentes etapas vão incentivar a capacidade de criar, pesquisar e sistematizar.Cada turma participante, orientada pelos professores, trabalhará com um assunto relacionado à água. Serão abordadas questões sobre os tipos e a importância da água para o homem, os problemas que ameaçam este recurso natural, sustentabilidade, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

DATA

EVENTO

HORÁRIO

12/09 (sábado)

Abertura: alunos do 3º ano Ensino Médio – Espetáculo multishow: apresentação das equipes dos alunos de 5ª a 7ª séries do Ensino Fundamental

19h00min

13/09 (domingo)

Abertura: alunos do 3º ano Ensino Médio – Espetáculo multishow: apresentação das equipes dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do 1º e 2º (EPG) anos do Ensino Médio

19h00min

14/09 (segunda-feira)

Montagem dos estandes

Das 08h00 às 17h00

15/09 (terça-feira)

Visitação dos alunos do EPGVS e do EPG

Das 08h00 às 17h00

16/09 (quarta-feira)

Visitação pública

Das 08h00 às 17h00

17/09 (quinta-feira)

Gincana cultural

8ª série Ensino Fundamental e 1º / 2º ano Ensino Médio

Das 08h00 às 17h00



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Crianças aprendem sobre as cores em contato com a natureza


Na última quarta-feira (09), os alunos do Maternalzinho participaram de uma atividade especial. Eles foram ao Espaço Lúdico para aprender sobre a cor verde. As crianças fizeram atividades com pintura, se divertiram ao regar as plantas do jardim e ouviram a história da lagarta verde que se transformou em uma linda borboleta. Essas atividades estimulam o aprendizado do aluno e proporcionam momentos de muita diversão. A cor verde tem um simbolismo muito especial na nossa sociedade, representa a natureza e a esperança.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atividade de leitura na Biblioteca




Na última terça-feira (08), os alunos do Jardim II (Turma C) do Educandário Padre Gilberto reuniram-se na Biblioteca da escola para mais uma atividade de leitura. Os alunos são incentivados a ler sempre e, assim, aprendem desde cedo que a prática da leitura é fundamental para o seu desenvolvimento educacional.

Programe-se!


Na próxima quinta-feira (10) acontecerá o Encontro de análise dos resultados das avaliações da II Etapa do Ensino Fundamental I.


Local: EPGVS

17h30 às 18 horas

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO