quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vestibular abre inscrições nesta segunda-feira


por Flávia Mota
Ascom / Uesb



Depois de meses de estudo e de muita preparação, está chegando a hora de reunir todos os documentos para realizar a inscrição para o Vestibular 2011.1 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. No período de 27 de setembro a 23 de outubro os estudantes podem se inscrever em um dos 35 cursos disponibilizados pela Instituição nesse processo seletivo.

As provas serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, cidades onde estão situados os campi da Uesb. Para saber mais, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) através do telefone (77) 3424-8607



A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou a lista dos livros e filmes que serão exigidos no próximo processo seletivo:



Livros



“Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, publicado em 1881, é narrado por um defunto, o anti-herói Brás Cubas, que apresenta sua vida inútil e desperdiçada. Utilizando recursos narrativos e gráficos inusitados, Machado surpreende a cada página com sua ironia cortante e, acima de tudo, com a inteligência que prende até o leitor mais desconfiado.





“Invenção de Orfeu” de Jorge de Lima, é um poema épico e subjetivo, que une fragmentos de epopéias clássicas, como a Divina comédia, Eneida, Os Lusíadas e a própria Bíblia a elementos sociais nacionais. O autor constrói uma epopéia moderna e brasileira ao criar uma viagem na qual se depara com o Inferno, o Paraíso e algumas musas.





“O Amanauense Belmiro” de Cyro dos Anjos, é um romance de tensão interiorizada, narrado na primeira pessoa pela personagem central, Belmiro Borba , solteirão tímido e sonhador, dotado de grande capacidade para analisar a si próprio e aos outros.


Filmes




Linha de Passe.
O filme de Walter Salles conta a história dos jovens Reginaldo, Dario, Dinho e Dênis. Quatro jovens com aspirações diferentes, filhos de uma empregada doméstica, mais uma vez grávida de pai desconhecido. Personagens que vêm de um mesmo meio, mas que lidam com transformações, ambições e carências diferentes.





Já o contexto escolar do adolescente brasileiro, rico ou pobre, menino ou menina, é o que mostra Pro dia nascer feliz, filme de João Jardim. Os projetos, indagações e motivações dessa fase importante de formação, além do cotidiano profissional de professores, expõem o complexo quadro de desigualdade e violência a partir do contexto escolar. O filme foi premiado em 2006, pelo Festival de Gramado.




Baseado em fatos reais, A Onda, filme de Dennis Gansel, nasce a partir de um professor do Ensino Médio que decide ensinar, por meio de um experimento, os mecanismos do fascismo e do poder. O movimento ganha um líder, um lema e um nome: “A Onda”. Como consequência, o poder da unidade torna o experimento mais sério, e uma verdadeira ameaça a todos, mas já é tarde demais para que possam interrompê-lo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO