terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bahia é foco do Projeto Interdisciplinar 2010


Cores, luzes, cenários montados com originalidade e um show de interpretação marcaram os espetáculos do Projeto Interdisciplinar 2010, realizados nas noites dos últimos sábado (25) e domingo (26) no Educandário Padre Gilberto. As apresentações artístico-culturais abriram as atividades do Projeto, que, nesta edição, enfoca o tema “Bahia de Todas as Cores”, revelando as múltiplas características do estado, que é diversamente rico, não apenas no aspecto cultural, mas no geográfico, econômico, político, social etc.

Mais de dez apresentações encantaram o público do Projeto Interdisciplinar nessas noites. O evento contou com a presença de familiares e amigos dos alunos, e também com a participação especial de uma comissão julgadora, composta de educadores e pessoas diretamente envolvidas com a produção artístico-cultural na cidade.

Segundo a organização do evento, o Projeto Interdisciplinar, nesta edição, tem como objetivo mobilizar competências e habilidades dos estudantes para a compreensão do contexto regional em que se inserem e sua relação com o contexto global. O envolvimento dos alunos com o Projeto é muito perceptível. Eles empenham-se desde o início do mês nos ensaios, nas buscas de patrocinadores, entre outras atividades, que incentivam as capacidades de pesquisar, criar, sistematizar e empreender.

De acordo com a mãe Celeste Amorim, que tem três filhos estudando na Instituição, as equipes estavam ainda mais motivadas nas apresentações deste ano. A cada edição, ela tem acompanhado os dois dias de espetáculos do Projeto. Segundo Celeste, o grande entusiasmo dos alunos pode ser resultado da escolha do tema, que, neste ano, trabalhou questões regionais: “Eu acho o Projeto interessante porque estimula o trabalho em grupo, a responsabilidade de estar trabalhando o tema não de forma individual, mas coletiva, e isso contribui muito para o desenvolvimento deles”, avalia.

Os pais surpreenderam-se com as performances dos filhos nas apresentações. “Eu, simplesmente, fiquei maravilhada, emocionada, porque nunca havia visto apresentações tão lindas. Sabemos que os nossos filhos têm capacidade, mas, hoje, percebemos que, com a ajuda de alguém, de um coreógrafo, fica muito mais bonito”, declara a radialista e mãe de alunos da Instituição Sindy Santos. De acordo com a radialista, os filhos começaram a estudar no Educandário Padre Gilberto neste ano, por isso, ela assistiu aos espetáculos pela primeira vez e ficou extremamente encantada: “Eu fiquei emocionadíssima com todas as equipes, mas, sinceramente, de maneira especial com a equipe dos meninos do folclore, foi perfeito, maravilhoso”.

Além das apresentações, atividades como montagem de estandes e exposição de trabalhos também fazem parte da programação do Projeto, que acontece até a próxima quinta-feira (30), quando pessoas da comunidade local poderão visitar os estandes para conhecer um pouco mais sobre a Bahia por meio das explicações dos alunos. Estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio participam do Projeto.


Confira os resultados:

Sábado (25/09)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO