segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estudantes estudam a história de grandes brasileiros



Neste mês, por meio das aulas de Geografia, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto aprenderam que o mais importante patrimônio de um país é o seu povo e que, ao longo da história brasileira, algumas pessoas se sobressaíram e, por isso, merecem ser destacadas e reconhecidas por sua contribuição ao nosso patrimônio sociocultural.

Diante disso, a professora de Geografia solicitou dos estudantes que investigassem a geografia de brasileiros que se destacaram ou se destacam no que fazem. Foram investigadas as biografias de escritores, educadores, poetas, filósofos, cientistas, artistas plásticos, músicos clássicos e populares e cineastas brasileiros. Durante o período de realização dessa atividade, os alunos levantaram o nome das celebridades, coletaram dados biográficos, organizaram os dados e expuseram informações no mural das classes.

Os alunos priorizaram a pesquisa da história de artistas locais e pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento e valorização das riquezas do nosso país e, mais especificamente, da nossa região. Glauber Rocha, Elomar Figueira, Valéria Vidigal, Cláudia Rizo foram alguns dos nomes pesquisados. Dentre os trabalhos, destacam-se também a pesquisa sobre três importantes nomes que fazem parte da comunidade educativa do Educandário Padre Gilberto: a educadora Maria Lizete Vaz, diretora do Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio, e os escritores Caio Lobo e Daniel Chagas, alunos do Ensino Fundamental da Escola.


Saiba mais sobre:

Caio Lobo


Caio Lobo publicou seu primeiro livro aos nove anos de idade. Atualmente, estuda o 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental no Educandário Padre Gilberto. Ele gosta de brincar com os amigos, jogar futebol e, principalmente, ler e escrever. Nascido em Vitória da Conquista, desde cedo acostumou-se a ouvir histórias contadas pelos seus pais. Começou a ter contato com livros infantis aos 3 anos de idade, e aos 6 aprendeu a ler. Desde então, passou a ser um amante da leitura. Ele chegou aos 9 anos com a marca de cerca de 500 publicações lidas, na biblioteca do pai, entre livros e revistas infantis. Em novembro de 2008, lançou seu primeiro livro, “Mistério em Ratolândia”, pela K2 Editora, de São Paulo. A ideia de ser escritor surgiu no final de 2007, durante a “Noite de Autógrafos”, realizada anualmente pela Escola.

Daniel Chagas


Atualmente, estuda o 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental no Educandário Padre Gilberto. Daniel Chagas nasceu na cidade de Vitória da Conquista em 19 de janeiro de 2000, filho de Ivoneide e Jorge Chagas. Daniel escreve poemas desde o ano passado, e, assim como Caio Lobo, foi incentivado pelo projeto de leitura da Escola. Muitos de seus poemas foram inspirados por seu irmão Mark, que faleceu aos nove anos de idade, quando cursava a 3ª série do Ensino Fundamental, vítima de uma parada cardíaca. Neste ano, Daniel reuniu seus poemas e formou o livro “Poemas de lá, Poemas de cá”.

Maria Lizete Vaz



A história da educadora Maria Lizete Vaz confunde-se com a própria história do Educandário Padre Gilberto, do qual é sócia-fundadora. Maria Lizete veio de uma família humilde, mas de fortes valores, base na qual ela e sua irmã Maria Lúcia puderam construir um sonho grandioso, o de transformar a pequena escola Branca de Neve, do início da carreira como educadoras, no Educandário Padre Gilberto, uma Instituição que, hoje, é referência em educação na cidade de Vitória da Conquista e região.

Clique aqui e leia essa história de lutas e grandes conquistas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO