Estudantes preparam-se para vencer os desafios do 6º ano
Todo mundo sabe que a caminhada de um estudante rumo a um futuro de sucesso é longa, repleta de diferentes fases que exigem esforço, dedicação, determinação e persistência. A cada etapa, surgem novos desafios, e para vencê-los é preciso preparação. Pensando nisso, o Educandário Padre Gilberto realiza anualmente eventos e projetos que buscam orientar, preparar e apoiar os estudantes nos momentos em que eles mais precisam.
Por se tratar de uma série muito peculiar, o 6º ano do Ensino Fundamental é um desses momentos com os quais a Escola tem um cuidado especial. De acordo com a diretora Ana Glória Vaz, os alunos que chegam ao 6º ano vêm de um modelo diferenciado de organização escolar e, especialmente no início do ano letivo, quando as adaptações ainda estão por se consolidar, é compreensível que se sintam inseguros.
Nessa perspectiva, a Escola realizou mais uma edição do Enoe, que é promovido pelo Serviço de Orientação Educacional. O evento aconteceu no último sábado (19), das 7h30 às 14 horas, excepcionalmente neste ano, no EPG, localizado na Praça Vítor Brito. Segundo a orientadora educacional da Escola Cristiane Sousa, o Enoe trabalhou com o tema “Ser estudante no cotidiano escolar”, com o objetivo de oportunizar ao aluno reflexão sobre o seu papel de estudante, sobre as mudanças na rotina, orientá-lo no sentido de adotar procedimentos e atitudes que favorecerão um melhor desempenho, além de fazê-lo perceber que não está sozinho, pois tem, nos pais e na Escola, o apoio e incentivo necessário para fazer deste um momento especial na sua vida escolar. “Foi interessante perceber o quanto esse tema foi aceito pelos alunos, proporcionando-lhes muita interação e aprendizado. Com certeza, depois do Enoe, os nossos alunos do 6º ano terão ainda mais consciência da responsabilidade que têm como estudante no cotidiano escolar”, declarou a orientadora.
De acordo com o aluno Jônatas Oliveira, a participação no Enoe é importante para que o estudante saiba um pouco mais sobre esse novo momento da sua vida escolar. “Aprendi muitas coisas, como, por exemplo, o modo correto de carregar a mochila, a respeitar os colegas, além de participar de muitas brincadeiras”, contou o aluno. Foi na oficina de Orientação Postural, realizada pelo professor de Educação Física Nelson Brito, que Jônatas e os demais participantes aprenderam diversos cuidados que precisam ter com a postura. O professor explicou que o estudante deve carregar apenas o material que é exigido diariamente pela escola, evitando, assim, que sofram, mais tarde, com dores na coluna.