sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pais e educadores se reúnem para refletir sobre educação


No próximo sábado, 1º de agosto, será realizada mais uma edição do Congresso de Pais, promovido pelo Educandário Padre Gilberto, em parceria com a Rede Pitágoras. O evento, que antes era realizado em dois turnos, neste ano, acontecerá das 09h às 13h30, no Mediterrâneo Monumental Casa de Eventos. Trata-se de um encontro entre pais e educadores interessados em discutir sobre os valores perenes e importantes para a educação das crianças e dos jovens. As inscrições estão sendo feitas até a próxima segunda-feira (27).
O Congresso de Pais, realizado anualmente, reafirma a importância da parceria entre família e escola, buscando promover reflexões sobre os caminhos a serem percorridos pelos educadores, pelos pais e por ambos, agindo em conjunto, para a concretização da real aprendizagem dos filhos/alunos, possibilitando-lhes a realização humana e acadêmica.
O Educandário Padre Gilberto acredita que educação eficaz é decorrência de intenso processo de envolvimento, reflexão sobre a ação e troca de experiências, por isso, está sempre investindo na realização de eventos como este. São momentos valiosos para que pais e mães se sensibilizem diante de depoimentos, participem de dinâmicas coletivas, reflitam sobre sua ação educativa diante dos desafios de impor limites ou dar liberdade e tenham em mente que caminhos devem perseguir.
O evento conta com duas palestras. “A desculpabilização se dá na interseção” é o tema da primeira, na qual a educadora Jane Haddad, que também é psicopedagoga e psicanalista, discutirá sobre a necessidade da família e da escola, juntas, redescobrirem formas de diálogos acerca de valores e crenças em vez de procurarem culpados para as questões que não conseguem resolver sozinhas.
A educadora Márcia Rodrigues Moreira, por sua vez, ministrará a palestra “O possível e necessário diálogo entre mídia, família e escola”, promovendo uma reflexão sobre os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação e da mídia na sociedade contemporânea.




Confira as ementas das palestras:


A desculpabilização se dá na interseção

Palestrante: Jane Haddad

Ementa:

Educar hoje é alargar os horizontes, estamos em um momento de mudança de cenário, há uma urgência no ar em recuperarmos os laços sociais.
Escola e Família são parceiras, juntas precisam redescobrir formas de dialogar sobre valores e crenças. Não podemos continuar buscando culpados por tudo que não estamos conseguindo atuar. É preciso partir do possível, do hoje, na educação de filhos não há rascunhos e improvisos.
É preciso desligar o piloto automático e nos responsabilizarmos pela educação de nossos filhos. Ser pai é uma função vitalícia. Na interseção, há uma possibilidade de reencontro.
A palestra “Pais e Filhos: a desculpabilização se dá na interseção” é um momento de diálogo e encontro entre Família e Escola. Educar é não ter respostas prontas, e sim novas perguntas a serem levantadas.


O possível e necessário diálogo entre mídia, família e escola

Palestrante: Márcia Rodrigues Moreira

Ementa:

O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e da mídia na sociedade contemporânea não pode mais ser ignorado pela família e, principalmente, pela escola, pois tais impactos influem diretamente sobre diversas esferas da vida, entre elas, a política, a estética e a própria educação. Diante deste cenário, a palestra tem o objetivo de refletir sobre os reflexos da mídia no universo familiar. Quais devem ser as prioridades educacionais numa sociedade de informação? Como educar numa sociedade com tantas transformações, cada vez mais imagética, midiática? Que caminhos a família e a escola podem seguir para possibilitar a efetivação da formação necessária às novas competências para o cidadão planetário? Pais, professores, gestores educadores, somos todos chamados a pensar sobre nosso tempo e nos responsabilizarmos pelo aperfeiçoamento do diálogo entre mídia, família e escola.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO