sexta-feira, 12 de setembro de 2008

40 ANOS DE HISTÓRIA!

Mergulhar nas origens históricas do Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio nos transporta para um tempo que completa neste ano de 2008, 40 anos de história.

Tudo começou em 1968 em uma pequena residência na Rua José de Melo, 99. Naquela época, a Escola Branca de Neve, como era então denominada, oferecia as séries que hoje correspondem a Educação Infantil; as instalações eram simples e as poucas classes foram formadas por um número reduzido de alunos. Isto, no entanto, não impediu que Maria Lúcia Vaz Amaral Mota, diretora da Instituição até o seu falecimento em 2001 e Maria Lizete Vaz do Amaral Barbosa, atual diretora do EPGVS, sócias fundadoras, traçassem já naquela época uma meta grandiosa: queriam tornar a Instituição conhecida e respeitada na comunidade e não pouparam esforços nesse sentido. Este ideal que parecia uma grande pretensão dada as condições iniciais, foi, aos poucos, transformando-se em realidade. Trabalhou-se muito, e sério, e a comunidade percebeu e acreditou. A fidelidade ao propósito de oferecer qualidade nos serviços prestados, com base em padrões éticos, fez com que a população estudantil deste Educandário crescesse de ano para ano. Era a resposta da comunidade a um trabalho pautado na dedicação e seriedade de toda uma equipe.
A satisfação da comunidade e a conseqüente demanda crescente pelas vagas foram ocasionando modificações na estrutura física da escola. Em 1972 foi dado ao colégio a denominação de Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio, em homenagem ao tio das fundadoras falecido em maio deste ano.
No ano do Jubileu de Prata, diante das novas demandas e com base nas ricas experiências advindas dos anos de atuação o Educandário Padre Gilberto decide diversificar sua atuação na área educacional. Surge, então, em 1993 o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. As instalações do Educandário são ampliadas com a finalidade de proporcionar ao aluno todo a infra-estrutura necessária para o seu desenvolvimento integral. A estrutura física do Educandário passa por uma grande modificação e surgem novos espaços.

Com o objetivo de alcançar a máxima eficácia em busca da excelência, ao completar 30 anos de existência, em 1997, o EPGVS oficializa a parceria com a Rede Pitágoras para a qualidade em educação, única rede de ensino do país a oferecer um consistente e efetivo programa de aperfeiçoamento de todos os profissionais das escolas integradas. A partir de então a Instituição passa a contar com o apoio didático, técnico e operacional da Rede Pitágoras. Une-se assim a tradição e a qualidade que marcam a história de ambas as escolas, abrindo perspectivas amplas de inovações e troca de experiências. Além de integrar-se à Rede, o Educandário Padre Gilberto torna-se em 1998 Sede Regional da Rede Pitágoras passando, assim, a sediar encontros entre as escolas parceiras da Região Sudoeste da Bahia. Nestes encontros através de conteúdos e dinâmicas, os profissionais discutem, analisam e planejam intervenções pedagógicas diversificadas e promovem a troca de experiências.
Diante do apelo da comunidade que já usufruía dos serviços educacionais prestados pelo Educandário Padre Gilberto e que, confiando na seriedade dos propósitos desta Instituição, queria que os filhos não tivessem este trabalho interrompido ao término da 8ª série do Ensino Fundamental, o EPGVS torna-se parceiro do EPG, instituição situada à Praça Vítor Brito, 9, que oferece o Ensino Médio e Pré-Vestibular é, também, parceira da Rede Pitágoras e possui uma linha didático-pedagógica e formativa similar à do EPGVS o que permite aos alunos que concluem a 8ª série nesta Instituição a complementaridade da escolarização básica em outra Instituição igualmente comprometida com a qualidade. Em ambas estará à disposição dos alunos toda a infra-estrutura necessária para otimização do trabalho pedagógico e, sobretudo, estará empenhando-se na consecução dos objetivos educacionais almejados uma equipe técnica, administrativa e docente altamente qualificada e comprometida com o aperfeiçoamento contínuo. Uma equipe que se preocupa com a formação personalizada e integral dos educandos, que se preocupa em ajudá-los a desenvolver ampla capacidade de visão, a reconhecer e respeitar valores, a preparar-se para desempenhar papel crítico e consciente neste mundo em vertiginosa mutação. Uma equipe que se esforça para que a aprendizagem se dê cada vez mais de forma prazerosa e significativa. Uma equipe que privilegia as relações afetivas e que por assim ser, tem feito a diferença e presenciado muitas conquistas.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Pe. Gilberto pelos 40 anos de amor, dedicação, carinho e ensinamentos aos nossos filhos.
Parabéns a toda a família Pe. Gilberto que com um jeito simples conquistam a todos: pais, alunos e família.

Unknown disse...

o video do ensino médio saiu muito massa ! contando tudo de uma maneira simples e muito correta!

beatriz almeida de Andrade disse...

Tia Jeania
Você é uma pessoa maravilhosa e tem um lugar especial no meu coração.
Obrigada por ser novamente a minha professora, pois com você eu aprendi muitas coisas importantes, além de querer estudar sempre e sempre mais.
Beijos
Beatriz Almeida de Andrade
5º ano A

Anônimo disse...

Estamos de Luto.


Joao Vitor sempre no ♥
Amamos vc.


Saudades de vc pequeno.

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO