sexta-feira, 8 de abril de 2011

Seminário de Educadores 2011


Em 2011, a Rede Pitágoras realiza os Seminários de Educadores com foco no Cotidiano das Escolas, apresentando pessoas que levem às escolas parceiras momentos de estudo e reflexão, que possibilitem o aperfeiçoamento profissional e humano. É hora de pensar em instituições que acolham os alunos sem distinção e realizem uma educação efetivamente producente e capaz de formar cidadãos críticos, criativos e autônomos na realização da vida plena em sociedade.


Data: 09 de abril de 2011

Local: EPG

Endereço: Praça Vitor Brito, 9 - Centro - Vitória da Conquista/BA



Programação


08h30 Recepção aos participantes/Entrega de credenciais

09h Sessão de abertura

9h30 Palestra: Como desenvolver a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno

Um desafio dos educadores é atender à necessidade de transformar, quando na grande maioria das vezes fomos formados para reproduzir o conhecimento. Assim, é importante refletir sobre a interferência das concepções epistemológicas docentes nas ações do cotidiano escolar. Na palestra, serão abordadas as concepções de aprendizagem, a sua relação com o desenvolvimento, bem como o processo cerebral de aquisição, formação, conservação e evocação da aprendizagem, apresentando importantes sugestões para a efetividade do ensino. Serão resgatados os elementos fundamentais à ação didática para a promoção da aprendizagem e o amplo desenvolvimento do aluno, de forma que ideias gerem novas ações que ajudam na (trans)formação de discentes e docentes.

Palestrante: Ligia Pacheco

Mestre em Educação pela USP, graduada em Educação Física e Pedagogia pela USP. Experiência docente da Educação Infantil à Pós Graduação, incluindo EJA e Universidade da Maturidade (PUC-SP). Assessoria Escolar com Equipe Pedagógica, Alunos e Pais, além de Consultoria Familiar. Palestras, cursos, workshops e apresentação de pesquisas em eventos educacionais. Pesquisas atuais: "Neurociências e Educação Escolar" e "Neuropsicologia e reabilitação cognitiva".

11h30 Encerramento

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO