quarta-feira, 5 de maio de 2010

Violência urbana é discutida no Fórum Social Local



A violência tem crescido de forma assustadora na cidade de Vitória da Conquista. E foi justamente pensando em estimular a reflexão sobre este problema que a sociedade conquistense enfrenta no momento que o Educandário Padre Gilberto realizou mais uma edição do Fórum Social Local. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de abril deste ano e envolveu os alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, além dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio.

O Fórum buscou desenvolver propostas para o aluno analisar e buscar alternativas a fim de solucionar ou minimizar problemas inerentes às questões sociais locais, tais como: Políticas Públicas, Segurança Pública, Educação e Humanização, Violência contra as minorias - enfoque na Mulher, Violência no Trânsito e Direitos Humanos. Esses temas foram discutidos em oficinas ministradas por pessoas especializadas em cada área.

De acordo com a coordenação pedagógica, a Instituição promove essas atividades por acreditar que elas complementam o processo de formação escolar, pois envolvem os alunos e possibilitam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio de diferentes desafios.

Na manhã do dia 24 de abril, acompanhados dos professores, os estudantes realizaram uma manifestação na Praça Nove de Novembro, com a finalidade de despertar a conscientização da sociedade sobre o tema.


Confira os depoimentos:


O Fórum Social Local foi espetacular. Havia alguns meses de preparo para tal evento, que ficou muito interessante. Houve uma grande programação de aprendizagem, opinião e festa. Eu participei inteiramente e completamente de toda a programação, e achei muito bom, sendo que participei da mesa redonda (debate sobre “Uma nova sociedade é possível?”), interagi com todas as palestras e todos que lá estavam. No meu caso, fiquei na oficina de Segurança Pública, com o monitor Hilderim, oficial da Polícia Militar, que foi muito interessante. Também fizemos uma mobilização social com o objetivo de levar mais informações para a população conquistense sobre a violência que está aumentando (junto com o tamanho da cidade). O Fórum trouxe muita informação sobre a violência em geral. As apresentações aconteceram de forma dinâmica, objetiva e criativa. E, assim, deixo os meus sinceros agradecimentos à organização do Fórum, a todos os alunos que lá estavam e a toda a direção do projeto. Muito obrigada!

Lorena Aguiar do Carmo



O Fórum não foi apenas um evento, pois lutar pela paz é um papel da sociedade. Foram muitos momentos bons, ou melhor, inesquecíveis. O Fórum Social nos proporcionou muito conhecimento sobre aspectos e problemas sociais da nossa cidade. É sempre bom participarmos de eventos que vão além da sala de aula, atrai os alunos e acaba produzindo um conhecimento prático, diferente, sem contar que temos mais contato com os amigos das outras turmas e séries. Bom, não participei da festa realizada na sexta à noite, mas as músicas foram ótimas e os talentos de alguns alunos foram revelados. A mesa redonda concluiu a nossa reflexão sobre o nosso objetivo: mudar os hábitos que têm causado um desequilíbrio na sociedade. A movimentação nas ruas e na Praça atraiu muitas pessoas e esperamos que a nossa reivindicação tenha chamado a atenção da população para a mudança. Agradeço a equipe do EPG, coordenação, direção, professores e alunos. “Se não estivéssemos juntos, não haveria sido tudo tão bom. Allana Silva, aluna da 7ª B.


1 Comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela realização do Fórum Social.O tema escolhido foi excelente.É preciso sempre enfatizar que a paz é possível.Ela está guardada em nosos corações.É só deixar desabrochar.Aos colaboladores,idealizadores,palestrantes e alunos os meus agradecimentos. Maria Lizete Vaz. São Paulo,4 de maio de 2010.

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO