sábado, 17 de janeiro de 2009

Verão: tempo de diversão que exige cuidados


Férias, sol, praias ... O verão está sempre associado a coisas muito agradáveis. Mas é preciso estar atento, visto que nesta estação do ano algumas doenças se manifestam com maior intensidade. Com alguns cuidados básicos você poderá fazer com que o verão seja ainda mais prazeroso.

Selecionamos para você algumas dicas para que esta época seja aproveitada com bastante diversão e saúde.

Precauções Gerais
Fonte: Terra

 Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.

 Use filtro solar, sempre.

 Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.

 Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sorvetinho para refrescar.

 Mantenha-se hidratado: beba bastante líqüido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.

 Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líqüido corporal.

 Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

 Uma boa idéia é incluir um chapéu ou boné no figurino.

 Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.

 Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.


 Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.

 Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.


Doenças comuns no verão*

Com a chegada do verão, algumas doenças tornam-se mais freqüentes. Exposição prolongada ao sol, consumo de alimentos em locais de lazer, exposição a aglomerados de pessoas e vários outros fatores de risco são mais comuns nesta estação do ano.


Aprenda a identificar e prevenir algumas dessas doenças:







*Fonte: Banco de Saúde

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO