quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Educandário Padre Gilberto inicia mais um ano letivo


É iniciado mais um ano letivo. Chega a hora de rever os velhos amigos e de fazer outras amizades. Foi assim, em clima de muita ansiedade, alegria e descontração, que os alunos do Educandário Padre Gilberto retornaram às aulas no início desta semana. “Centenas de alunos chegam, neste ano letivo de 2011, à nossa casa enchendo-a de alegria e dando sentido ao nosso fazer. Estamos certos de que, juntos, com garra, competência e entusiasmo, faremos deste um ano de encontros, partilhas e crescimento”, declarou a diretora Ana Glória Vaz.

Após um longo período de férias, com as energias renovadas, as crianças chegaram com muita vontade de fazer novas descobertas. Enquanto os pequenos estavam ansiosos para conhecer a sala e a “tia”, para os maiores, o primeiro dia de aula era o melhor momento para compartilhar as novidades com os colegas.

A recepção dos estudantes foi programada de forma especial, e o resultado foi uma festa, com muita diversão, mas também repleta de aprendizados. Na segunda-feira (07), atividades lúdicas marcaram o retorno dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Já os estudantes do Ensino Médio iniciaram a caminhada rumo ao conhecimento com aulas normais, mas não ficaram de fora da descontração. Eles também participaram de dinâmicas, especialmente programadas para esse momento. Já na terça-feira (08), uma bela princesa recebeu os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental em clima de encanto, alegria e muito carinho. Brinquedos como pula-pula e cama elástica também divertiram as crianças.

Embora todos os estudantes sejam recebidos em clima de festa, o primeiro dia pode não ser só de alegria para os alunos novos, especialmente para os da Educação Infantil para os quais a etapa de adaptação pode exigir um tempo. Na maioria das vezes, essa é a primeira vivência das crianças num espaço coletivo fora de casa, por isso, a Escola tem um cuidado especial com esse momento, proporcionando tranquilidade a todos para que se sintam seguros, o que pode tornar essa experiência uma boa referência para as próximas relações. “Sabemos que o medo e a ansiedade pairam sobre as cabecinhas de algumas crianças que chegam à Escola pela primeira vez, sentimento que consideramos natural, na medida em que a criança sai do aconchego do lar e passa a conviver num novo ambiente, muitas vezes desconhecido para elas”, explicou a coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Mirella Menezes. A adaptação é um período de aprendizagem não só para os alunos, mas também para a família e a escola, que, juntos, descobrem sobre convivência, segurança, exploração de novos ambientes, entre outras coisas.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO