sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Alunos participam de aula de campo em Ituaçu


No dia 13 de agosto, os alunos das 7ª e 8ª séries do Educandário Padre Gilberto participaram de uma aula de campo em Ituaçu (524 km de Salvador), visitando a famosa Gruta da Mangabeira, um rico patrimônio natural, cultural e arquitetônico. Essa foi mais uma das atividades realizadas em comemoração ao Mês do Estudante.
O lugar chega a receber cerca de 60 mil visitantes todos os anos, entre agosto e setembro. São romeiros, pagadores de promessa, curiosos ou comerciantes. É a maior romaria do Sudoeste baiano. Ituaçu é a terra-natal de Gilberto Gil e Moraes Moreira. O município está encravado na linha imaginária que corta a Chapada Diamantina e a Serra do Sincorá, em pleno semi-árido.

A Gruta foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1962. A beleza encanta os visitantes. Degraus e rampas tornam a visita desafiadora. A gruta tem extensão total de 3.230 metros, sendo que 1.780 dos quais iluminados e divididos em seis circuitos. A entrada da caverna tem 20 metros de largura por 10 de altura e para se chegar ao primeiro salão é preciso descer lentamente os 99 degraus da escadaria de cimento e pedra. Na saída ainda é necessário um esforço maior, pois existem 196 degraus e quatro rampas.



*Com informações do A Tarde

Leia mais sobre a Gruta da Mangabeira!


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO