
sábado, 27 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Crianças revelam o poder da leitura em espetáculo teatral

A Noite de Autógrafos faz parte do projeto “Histórias Fantásticas”, realizado durante todo o ano letivo com o objetivo de incentivar os alunos a compreenderem a importância da prática da leitura e da escrita. De acordo com a coordenadora pedagógica Cleidy Maciel, desde o início das atividades letivas, os estudantes são estimulados a ler e a escrever textos em oficinas. Na etapa final do Projeto, um texto de cada aluno é selecionado para compor o livro.
Em 2008, estimulado pelo Projeto, o aluno Caio Lobo, na época com 9 anos, lançou o livro “Mistério em Ratolândia”, publicado pela K2 Editora. Nesta edição, o estudante Daniel Chagas, 10 anos, é destaque com o lançamento de uma coletânea de trinta poemas de sua própria autoria. “A Noite de Autógrafos sinaliza que estamos no caminho certo e que é possível e prazeroso promover o encontro feliz e duradouro de cada criança com o universo mágico da leitura e da escrita”, avalia a coordenadora.
A prática da leitura é importante para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. Contudo, pesquisas e estudos realizados ressaltam que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade. Diante dessa realidade, os projetos de incentivo à leitura e escrita ganham ainda mais importância. “Sabendo que a leitura é um ato que depende de estímulo e motivação, faz-se imprescindível que nós, educadores (pais e professores), encontremos maneiras de fazer despertar em cada criança um competente e apaixonado leitor”, declara a diretora Ana Glória Vaz.
Assinar:
Postagens (Atom)