Quem sou eu?
A infância é uma fase cheia de encanto, em que a curiosidade impulsiona grandes descobertas. A construção da identidade começa quando ainda somos crianças por meio das interações que estabelecemos com o meio social. Assim, o processo de autoconhecimento é influenciado por essas relações, pelo ambiente e pela cultura.
A educação e inclusão da criança no mundo social são iniciadas na família, mas as primeiras relações sociais estabelecidas fora do ambiente familiar ocorrem na escola, o que faz com que as instituições educativas tenham um papel muito importante nesse processo.
No Educandário Padre Gilberto, o Projeto Identidade envolve os alunos da Educação Infantil em diferentes atividades com o objetivo de oportunizar a construção da identidade e da autonomia de cada criança. Nesta segunda-feira (30), alunos do Maternal II participaram de uma dessas atividades. Cada uma das crianças deitou-se sobre uma folha de papel madeira, na qual o seu corpo foi contornado. Já com o desenho do próprio corpo afixado na parede, os alunos conversaram com a professora sobre si mesmos. De acordo com a coordenadora pedagógica Patrícia Mirella Menezes, esses desenhos ajudam as crianças a perceberem o próprio desenvolvimento.
Com as ações do Projeto, os alunos também estudam os seus nomes, famílias, histórias de vida, modo de ser e viver, gostos e preferências, costumes, valores etc. Dessa forma, eles vão conhecendo a si mesmos e, posteriormente, o mundo em que vivem, desenvolvendo a autoestima, ao mesmo tempo em que aprendem a reconhecer e respeitar as diversidades.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário
Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.