Evento discute as implicações da física na sociedade
No Dia do Físico, 19 de maio, a partir das 18h30, o Educandário Padre Gilberto realizou a culminância do Projeto Interdisciplinar Física no Cotidiano, em que alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentaram temas relacionados às implicações da física na sociedade. O evento contou, ainda, com a participação do professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e doutor em Física Luizdarcy de Matos Castro, que contribuiu para melhor compreensão da temática abordada.
O Projeto, que envolveu as disciplinas de física e redação, utilizou a pesquisa bibliográfica e a internet como recursos didáticos para a construção, apropriação e reelaboração de conceitos físicos. De acordo com o professor de física Ébano Henrique Rizério, muitas vezes os alunos veem essa disciplina como um grande obstáculo a ser superado em vez de uma ciência a ser compreendida e percebida no cotidiano. Por isso, “o projeto desenvolvido buscou despertar a percepção do estudante para a presença dessa ciência em suas relações, e nisso foi bem sucedido”, avaliou o professor.
Divididos em pequenos grupos, os estudantes apresentaram trabalhos sobre diversos ramos da Física Aplicada. “Eu achei bastante interessante e surpreendente, porque o projeto abrangeu diversos temas que não são tão comuns, além de explorar a curiosidade sobre possíveis empregos relacionados à Física”, afirmou o aluno do 1º ano Igor Oliveira.
O Projeto, que envolveu as disciplinas de física e redação, utilizou a pesquisa bibliográfica e a internet como recursos didáticos para a construção, apropriação e reelaboração de conceitos físicos. De acordo com o professor de física Ébano Henrique Rizério, muitas vezes os alunos veem essa disciplina como um grande obstáculo a ser superado em vez de uma ciência a ser compreendida e percebida no cotidiano. Por isso, “o projeto desenvolvido buscou despertar a percepção do estudante para a presença dessa ciência em suas relações, e nisso foi bem sucedido”, avaliou o professor.
Divididos em pequenos grupos, os estudantes apresentaram trabalhos sobre diversos ramos da Física Aplicada. “Eu achei bastante interessante e surpreendente, porque o projeto abrangeu diversos temas que não são tão comuns, além de explorar a curiosidade sobre possíveis empregos relacionados à Física”, afirmou o aluno do 1º ano Igor Oliveira.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário
Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.