Acontece mais uma etapa do Projeto Química: ciência sempre presente
No dia 27 de janeiro deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou oficialmente, em Paris, o Ano Internacional da Química, com a intenção de tornar evidente, em 2011, a importância dessa ciência para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Esse foi um dos principais fatores que levaram o Educandário Padre Gilberto a desenvolver, neste ano, um projeto voltado para a química, enfocando a sua presença nos processos da vida.
O Projeto Química: ciência sempre presente foi iniciado no mês de agosto e já envolveu atividades de discussão em grupo, pesquisas, exposições e até mesmo uma revisão para o Enem. E na última sexta-feira (21), o EPG realizou mais uma etapa do Projeto com uma exposição de estandes, realizada desta vez na própria Escola. O evento contou com a visitação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Educandário Padre Gilberto.
As diferentes equipes, compostas de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, apresentaram aspectos das variadas aplicações da química nas atividades do cotidiano, abordando os seguintes subtemas: química da estética, química da água, química da saúde e química da alimentação. Além de apresentarem as conclusões de pesquisas realizadas ao longo do projeto, eles fizeram experimentos, expuseram materiais explicativos e tiraram dúvidas de visitantes a respeito dos assuntos estudados.
De acordo com o professor de biologia Jailson Arruda, o formato desse projeto facilita o aprendizado aprofundado do tema e subtemas propostos, porque, aliando teoria e prática, o aluno consegue absorver melhor o conhecimento adquirido. “O Projeto é uma oportunidade de nos aprofundarmos em temas relacionados ao dia a dia”, confirma a estudante do 2º ano do Ensino Médio Tainá Fernandes.
Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio Jeslane Oliveira, o Projeto realmente propiciou o acesso a informações relevantes. “Eu descobri coisas interessantes. Estudando sobre o filtro solar, por exemplo, percebi que só conhecia o que via nas propagandas e compreendi como é importante conhecer o seu uso correto”, conta a estudante.
Nos estandes, os visitantes puderam saber um pouco mais sobre assuntos como tratamentos de pele e cabelo, quimioterapia e radioterapia, musculação, medicamentos industrializados, homeopáticos e genéricos, proteínas, carboidratos, lipídios, economia de água, dentre outros. Segundo a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Brenda de Sá, visitar os estandes foi uma oportunidade de conhecer coisas novas e obter informações úteis.
No próximo fim de semana, ainda será realizada uma exposição no Shopping Conquista Sul, onde os participantes do Projeto farão uma nova exposição para a comunidade local.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário
Comente! Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. A sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos a colaboração.