quinta-feira, 28 de abril de 2011

Meio ambiente no foco da 8ª série

Os olhos do mundo estão voltados para o meio ambiente. Neste ano, aconteceram várias catástrofes ambientais em diferentes lugares do mundo, inclusive no Brasil que tem sofrido com a chamada “fúria da natureza”.



Nessa perspectiva, o Educandário Padre Gilberto promove ações que visam levar o aluno a desenvolver uma consciência ambiental e a assumir uma postura crítica e comprometida com a busca de um mundo melhor.

Acreditando na necessidade de participação de todos os cidadãos na luta em defesa do meio ambiente, a Escola realiza o Projeto Meio Ambiente em Foco, que se constitui em uma atividade avaliativa, prevista no Plano de Estudos, para os alunos da 8ª série. Coordenado pelas professoras Daiana Nascimento, Keila Soares e Raphaela de Andrade, o Projeto envolve as disciplinas Geografia, ECCR, Arte e Produção Textual com o objetivo de envolver os estudantes na conscientização e luta pela preservação da vida no planeta Terra.

O Projeto é constituído de atividades como aula de campo e produções textuais e visuais resultantes de observação e estudo. Na próxima sexta-feira (29), acontecerá a aula de campo, em que, orientados pelos professores, os alunos visitarão e farão atividades de observação do Rio Verruga, do processo de reciclagem no Recicla Conquista e do depósito e compactação do lixo no Aterro Sanitário.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Uesb divulga livros para vestibular

Ascom Uesb
Por Gisele Aguiar


Como já é de costume nos vestibulares da Uesb, além de avaliar os candidatos nas disciplinas básicas de português, redação, matemática, química, física, biologia, geografia, história e língua estrangeira, a Universidade sempre cobra interpretações de livros e filmes. Para o Vestibular 2011.2 não será diferente, e a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) já divulgou as três obras literárias que serão exigidas.


“Invenção de Orfeu” de Jorge de Lima, publicado em 1952, se constitui em um poema ambicioso da literatura brasileira, no qual o autor aborda os mistérios da morte e a efusão da infância, evoca os círculos do inferno e do paraíso, monstros e bestas, e reinventa mitos.



“O Amanuense Belmiro” de Cyro dos Anjos, é narrado em primeira pessoa por Belmiro Borba, personagem central da história. Gradativamente, o mundo pequeno desse homem é revelado, por meio de uma espécie de diário, em que procuraria registrar cenas do cotidiano e reflexões e recordações.

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. O diferencial deste livro está em seu narrador-personagem, que resolve contar sua vida depois de morto. A obra também revela, de forma irônica, os processos em que o Brasil foi formado, suas contradições e os desmandos ainda encontrados na sociedade atual.


Não deixe de ler os livros indicados e aumentar suas chances de sucesso no processo seletivo, que ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho. Para mais informações, entre em contato com a Copeve de Itapetinga pelo telefone (77) 3261-8604; de Jequié, (73) 3528-9695; e de Vitória da Conquista, (77) 3424-8607.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa!



O Educandário Padre Gilberto deseja a todos os alunos e suas famílias, colaboradores, parceiros, fornecedores, amigos e comunidade em geral uma doce e feliz Páscoa. Que possamos nos lembrar do verdadeiro sentido desta comemoração, agradecendo a Deus pela maior prova de amor que nos foi dada - o nascimento, morte e ressurreição de Cristo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Encoe acontece neste sábado

Neste sábado (16), o Educandário Padre Gilberto realizará mais uma edição do Encontro Continuado de Orientação Educacional (Encoe), que envolve alunos de 6ª série/7° ano e 7ª série/8º ano, com o objetivo de estimular a reflexão do estudante sobre si mesmo e sobre as suas relações com o outro. O evento é composto de oficinas temáticas e atividades variadas. Com essas ações, a Escola busca contribuir para que os alunos reelaborem conhecimentos, estruturem e fortaleçam valores, comportamentos e práticas favoráveis à vida.


Encoe

16.04.2011

das 7h30 às 14h

Local: EPG – Praça Vítor Brito, 09. Centro

Mais informações: (77) 3420-6400

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Seminário de Educadores 2011


Em 2011, a Rede Pitágoras realiza os Seminários de Educadores com foco no Cotidiano das Escolas, apresentando pessoas que levem às escolas parceiras momentos de estudo e reflexão, que possibilitem o aperfeiçoamento profissional e humano. É hora de pensar em instituições que acolham os alunos sem distinção e realizem uma educação efetivamente producente e capaz de formar cidadãos críticos, criativos e autônomos na realização da vida plena em sociedade.


Data: 09 de abril de 2011

Local: EPG

Endereço: Praça Vitor Brito, 9 - Centro - Vitória da Conquista/BA



Programação


08h30 Recepção aos participantes/Entrega de credenciais

09h Sessão de abertura

9h30 Palestra: Como desenvolver a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno

Um desafio dos educadores é atender à necessidade de transformar, quando na grande maioria das vezes fomos formados para reproduzir o conhecimento. Assim, é importante refletir sobre a interferência das concepções epistemológicas docentes nas ações do cotidiano escolar. Na palestra, serão abordadas as concepções de aprendizagem, a sua relação com o desenvolvimento, bem como o processo cerebral de aquisição, formação, conservação e evocação da aprendizagem, apresentando importantes sugestões para a efetividade do ensino. Serão resgatados os elementos fundamentais à ação didática para a promoção da aprendizagem e o amplo desenvolvimento do aluno, de forma que ideias gerem novas ações que ajudam na (trans)formação de discentes e docentes.

Palestrante: Ligia Pacheco

Mestre em Educação pela USP, graduada em Educação Física e Pedagogia pela USP. Experiência docente da Educação Infantil à Pós Graduação, incluindo EJA e Universidade da Maturidade (PUC-SP). Assessoria Escolar com Equipe Pedagógica, Alunos e Pais, além de Consultoria Familiar. Palestras, cursos, workshops e apresentação de pesquisas em eventos educacionais. Pesquisas atuais: "Neurociências e Educação Escolar" e "Neuropsicologia e reabilitação cognitiva".

11h30 Encerramento

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO