sábado, 29 de maio de 2010

Parabéns, geógrafos.


29 de maio é o Dia do Geógrafo


Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a profissão.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Agende-se!



II Encontro entre Pais e Mestres

- Entrega de boletim da I Etapa letiva

Segmento: Ensino Fundamental 2

Data: 29 de maio (sábado)
Local: Auditório da Escola
Horários:

Das 7h30 às 9h30
Pais de alunos das e séries

Das 10h às 12h
Pais de alunos das e séries


Observações:
- O boletim do aluno só será entregue aos senhores pais ou responsável;
- O atendimento será por ordem de chegada

Mosquitão ensina crianças a combater a dengue


Nesta quinta-feira (27), as salas de aula da Educação Infantil do Educandário Padre Gilberto receberam a visita de um mosquito gigante, que reproduz o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

O mosquitão ensinou às crianças a identificar e combater a dengue na escola e dentro de casa. Os sintomas da doença, a forma de contágio e medidas para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue foram assuntos abordados na visita.

A dengue tem se tornado cada vez mais perigosa para a população. É pensando nisso que a Escola procura sempre estimular a conscientização dos alunos sobre o assunto, mostrando que a melhor forma de evitar essa doença ainda é a prevenção.


Confira as dicas de combate à dengue:


- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água.
- Recolha o lixo e mantenha os sacos bem fechados.
- Mantenha a lixeira bem fechada.
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
- Lave os pratos das plantas com escova, água e sabão.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto Plantas é iniciado na última sexta-feira


Na última sexta-feira (21), o Projeto Plantas: verde quero ver-te, que envolve os alunos da Educação Infantil, foi iniciado com um piquenique com direito a muita diversão.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vem aí o 4º Fest Sóh T_Kéru



No primeiro sábado do mês de junho (05), a partir das 18h30, será realizado o 4º Fest Sóh T-Kéru no Educandário Padre Gilberto da Praça Vítor Brito. Neste ano, a festa conta com a participação das bandas Xamêgo Proibido e Coração de Pallha. O Sóh T-Kéru envolve alunos do Educandário Padre Gilberto, mas também é aberto à comunidade em geral.


Os ingressos estão à venda nas secretarias do Educandário Padre Gilberto.

Venha comemorar com a gente.



4º Fest Sóh T_Kéru
Quadrilhas, bandas, comidas típicas, gente bonita e muita animação...
05 de junho
18h30
Educandário Padre Gilberto da Praça Vítor Brito



Programação

18H30- Recepção
19H- Apresentação da Quadrilha ARRAIÁ DO SÓH T_KÉRO (alunos do EPGVS)
19H30- Peça teatral “JUIZ DE PAZ NA ROÇA” (Alunos do EPG 2º ANO)
20H -Apresentação da Quadrilha “ARRAIÁ DA TIA ÁUREA”
20H30- Banda CORAÇÃO DE PALHA
11H- Banda XAMÊGO PROIBIDO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Errata

Devido a um erro nas planilhas enviadas pela Rede Pitágoras, divulgamos, anteriormente, o resultado da Olimpíada do Conhecimento sem o nome da aluna MARIA EDUARDA N. FERNANDES, que foi classificada em terceiro lugar entre os estudantes da 5ª série da Escola. As planilhas já foram corrigidas e publicadas novamente.


Clique aqui para conferir o resultado.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Veja as fotos do último evento!

Educadores em Sintonia e Capacitação Administrativa e Operacional


Convite

As mães dos alunos do Ensino Fundamental 2 - 5ª a 8ª - são convidadas para homenagens, que serão realizadas nesta semana.
Mães da 5ª e 6ª
Quinta-feira - 20/05
10h20, no Auditório da Escola
Mães da 7ª e 8ª
Sexta-feira - 21/05
10h20, no Auditório da Escola

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resultado da 1ª fase da Olimpíada do Conhecimento da Rede Pitágoras


Saiu o resultado dos alunos que participaram da primeira fase da Olimpíada do Conhecimento da Rede Pitágoras de 2010, que aconteceu no dia 14 de abril. Conforme o regulamento da atividade, 10 por cento dos alunos do Educandário Padre Gilberto com maior número de acertos participarão da Fase Final, que acontecerá no dia 10 de junho.
A Olimpíada tem como foco a avaliação de habilidades cognitivas, tomando como base os conteúdos trabalhados em cada uma das disciplinas que compõem o currículo escolar do Ensino Fundamental 2.

Clique aqui para conferir a planilha que apresenta o resultado. A planilha é composta de quatro pastas separadas por série.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Colaboradores do Educandário Padre Gilberto vão participar de curso de capacitação neste sábado


No próximo sábado (15), os colaboradores do Educandário Padre Gilberto participarão de cursos de capacitação, promovidos pela Rede Pitágoras anualmente. Como sede da Rede, a Instituição também receberá pessoas das outras escolas integradas na região Sudoeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais.

Os colaboradores administrativos dos setores operacionais das escolas (secretaria, departamento financeiro, telefonia, apoio, digitação e reprodução, disciplina, higienização) participarão da Capacitação Administrativa e Operacional. Já os professores e as lideranças das escolas serão reunidos por área de atuação no Educadores em Sintonia, que desenvolverá cursos que contemplem teoria e prática nos mais diversos espaços e tempos escolares. O foco do encontro Educadores em Sintonia será a profundidade pedagógica aliada à aplicabilidade efetiva, oferecendo um conjunto de ferramentas que possibilitem formas de atuação que inovem a sala de aula como espaço de aprendizagem e de formação do aluno.

A participação de todos os colaboradores é de grande importância para o Educandário Padre Gilberto, pois esses eventos, realizados em parceria com a Rede Pitágoras, fazem parte de uma política de qualidade adotada pela Escola. É extremamente relevante que todos sejam preparados para vencer os desafios diários na busca pela excelência.
Os cursos desenvolvem uma base teórica com foco no tema Espaços e Tempos Escolares, tema de 2010, relacionando-o à prática dos profissionais.


Programação


8h - Recepção aos participantes
8h15min - Início das atividades
10h 45min - Intervalo
11h15min - Continuação das atividades
14h - Encerramento


Cursos


Capacitação Administrativa e Operacional:


- Competências individuais: um estudo sobre a qualidade do atendimento aos clientes, diante dos processos e dos concorrentes



Educadores em Sintonia:


- O cotidiano e a divisão do tempo escolar na Educação Infantil;

- Sala de aula: espaço do conhecimento, em um tempo de aprendizagem;

- Tempos e espaços escolares de Língua Portuguesa e Literatura: uma contribuição para as habilidades de leitura e escrita no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio;

- Sala de aula: tempo de estudar, espaço para a construção do saber matemático;

- Abordagem baseada em gêneros textuais - novos tempos escolares nas salas de aulas de línguas estrangeiras;

- Ciências Humanas e suas tecnologias e os desafios do ensino para ensinar e aprender mais;

- O cotidiano na sala de aula de Ciências e Biologia: compartilhando olhares;

- O laboratório aberto para o ensino da Física e da Química: tempos e espaços para invenção e investigação;

- Gestão do tempo e dos espaços escolares - papel essencial das lideranças da escola.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mães são homenageadas no Educandário Padre Gilberto


Nas últimas quinta (06) e sexta-feira (07), alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Educandário Padre Gilberto participaram de atividades voltadas para o Dia das Mães, que este ano teve como tema “Mãe... Na simplicidade de um nome a grandeza de um ser”. A programação, que foi realizada no Auditório da Escola, incluiu apresentações, músicas, danças e declamações de poemas em homenagem às mães. Os momentos foram de muita emoção e carinho.


Confira as fotos:




sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escola com alma de mãe


Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Violência urbana é discutida no Fórum Social Local



A violência tem crescido de forma assustadora na cidade de Vitória da Conquista. E foi justamente pensando em estimular a reflexão sobre este problema que a sociedade conquistense enfrenta no momento que o Educandário Padre Gilberto realizou mais uma edição do Fórum Social Local. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de abril deste ano e envolveu os alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, além dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio.

O Fórum buscou desenvolver propostas para o aluno analisar e buscar alternativas a fim de solucionar ou minimizar problemas inerentes às questões sociais locais, tais como: Políticas Públicas, Segurança Pública, Educação e Humanização, Violência contra as minorias - enfoque na Mulher, Violência no Trânsito e Direitos Humanos. Esses temas foram discutidos em oficinas ministradas por pessoas especializadas em cada área.

De acordo com a coordenação pedagógica, a Instituição promove essas atividades por acreditar que elas complementam o processo de formação escolar, pois envolvem os alunos e possibilitam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio de diferentes desafios.

Na manhã do dia 24 de abril, acompanhados dos professores, os estudantes realizaram uma manifestação na Praça Nove de Novembro, com a finalidade de despertar a conscientização da sociedade sobre o tema.


Confira os depoimentos:


O Fórum Social Local foi espetacular. Havia alguns meses de preparo para tal evento, que ficou muito interessante. Houve uma grande programação de aprendizagem, opinião e festa. Eu participei inteiramente e completamente de toda a programação, e achei muito bom, sendo que participei da mesa redonda (debate sobre “Uma nova sociedade é possível?”), interagi com todas as palestras e todos que lá estavam. No meu caso, fiquei na oficina de Segurança Pública, com o monitor Hilderim, oficial da Polícia Militar, que foi muito interessante. Também fizemos uma mobilização social com o objetivo de levar mais informações para a população conquistense sobre a violência que está aumentando (junto com o tamanho da cidade). O Fórum trouxe muita informação sobre a violência em geral. As apresentações aconteceram de forma dinâmica, objetiva e criativa. E, assim, deixo os meus sinceros agradecimentos à organização do Fórum, a todos os alunos que lá estavam e a toda a direção do projeto. Muito obrigada!

Lorena Aguiar do Carmo



O Fórum não foi apenas um evento, pois lutar pela paz é um papel da sociedade. Foram muitos momentos bons, ou melhor, inesquecíveis. O Fórum Social nos proporcionou muito conhecimento sobre aspectos e problemas sociais da nossa cidade. É sempre bom participarmos de eventos que vão além da sala de aula, atrai os alunos e acaba produzindo um conhecimento prático, diferente, sem contar que temos mais contato com os amigos das outras turmas e séries. Bom, não participei da festa realizada na sexta à noite, mas as músicas foram ótimas e os talentos de alguns alunos foram revelados. A mesa redonda concluiu a nossa reflexão sobre o nosso objetivo: mudar os hábitos que têm causado um desequilíbrio na sociedade. A movimentação nas ruas e na Praça atraiu muitas pessoas e esperamos que a nossa reivindicação tenha chamado a atenção da população para a mudança. Agradeço a equipe do EPG, coordenação, direção, professores e alunos. “Se não estivéssemos juntos, não haveria sido tudo tão bom. Allana Silva, aluna da 7ª B.


sábado, 1 de maio de 2010

Parabéns, trabalhador!

O Educandário Padre Gilberto vem parabenizar os seus colaboradores pela passagem do dia do trabalhador. A Organização entende que o sucesso alcançado nessas quatro décadas de história é resultado da união dessas várias mãos e do compromisso dessas pessoas que se doam em prol de uma nobre missão: a de educar. Sim, não apenas os professores, mas desde o porteiro, que organiza e zela pela segurança dos alunos, até a diretora, todos compartilham os mesmos objetivos e respeitam os mesmos princípios, dando o melhor de si a cada dia.

E é assim que, porteiros, recepcionistas, secretárias, tesoureiras, administradores, diretores, professores, coordenadores, orientadoras, supervisoras, digitadores, mecanógrafos, equipe de higienização, bibliotecários, assistentes e vários outros profissionais dão vida a este lugar tão especial ao qual chamamos de escola. Estendemos a nossa singela homenagem a todos os trabalhadores que constroem este país.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO