domingo, 30 de novembro de 2008

Alunos do EPG são premiados na IX Olimpíada Conquistense de Matemática


Antonio Elias de Sousa e Igor Oliveira Chaves, alunos do Educandário Padre Gilberto, ficaram entre os vinte melhores classificados na Olimpíada de Matemática e foram premiados em uma cerimônia que aconteceu no dia 28 de novembro, às 18 horas, no auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEDD).
Mais de quatrocentos alunos da 5ª a 8ª série de escolas públicas e particulares de Vitória da Conquista participaram da IX edição da OCM, que acontece anualmente e é realizada pelo Programa de Ensino de Ciências e Matemática (Prociema) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb.
Os estudantes foram divididos em duas categorias, sendo premiados 10 do nível 1 (5ª e 6ª séries) e 10 do nível 2 (7ª e 8ª séries). Os vencedores receberam troféus do primeiro ao quinto lugar de cada série.
Igor Oliveira, aluno da 6ª série do EPGVS classificado em 5º lugar na disputa, comemorou a vitória. Ele disse que sempre teve facilidade em estudar Matemática. “Eu gostei de participar, porque é um incentivo a mais para a gente se esforçar nos estudos”, afirmou. A professora Dilcinéia Pereira representou o estudante Antonio Elias de Sousa, classificado em 4º lugar.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Crianças revelam talentos na Noite de Autógrafos


O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima foi palco, na noite de quarta-feira, do lançamento oficial do livro “Mistério em Ratolândia” de Caio Lobo e do livro “O Mundo da Leitura e a Leitura do Mundo”, uma coletânea de textos de alunos do Ensino Fundamental I do Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio, Instituição que promoveu o evento. Em sua segunda edição, a Noite de Autógrafos, contou ainda com uma belíssima apresentação artístico-cultural encenada pelos alunos e dirigida pela professora de Teatro, Patrícia Moreira, destacando a importância do ato de ler e escrever e retratando as suas aventuras, durante todo o ano, pelo mundo mágico das palavras.
"Este evento marca, de forma especial, a culminância de um grande Projeto realizado durante todo o ano letivo, no Educandário Padre Gilberto e que tem por objetivo principal promover um encontro feliz e duradouro entre o aluno e o universo mágico da leitura e escrita, fazendo-o perceber que, além de condição fundamental para o seu desenvolvimento escolar, profissional e pessoal, ler e escrever é, também, elemento de lazer e satisfação", explica a diretora Ana Glória Vaz. São várias as ações realizadas durante todo o ano e o resultado é que os alunos estão cada vez mais motivados a ler e escrever. Caio Lobo que, aos nove anos, publicou o seu primeiro livro é um exemplo disso “Eu tive a idéia de escrever o livro, no ano passado, na Noite de Autógrafos”, afirmou o pequeno grande escritor. O pai de Caio, José Eduardo Silva, confirmou que o interesse pela escrita partiu da criança, que gosta muito de ler e se sentiu estimulada com a participação no Projeto realizado pela escola. “Este evento incentiva a criança a ler, porque no Brasil o índice de leitura é pequeno; é uma forma de o Colégio desenvolver novos talentos”, afirmou.
Cerca de 800 pessoas compareceram ao evento e não esconderam a emoção. A mãe do aluno José Victor, Márcia dos Reis Nazário, disse ter ficado surpresa com a Noite de Autógrafos. Segundo ela, era a primeira vez que seu filho participava do evento. “Aquele momento de Victor dando autógrafo, recebendo o livro, foi muito legal. Uma coisa que eu nunca havia visto. Gostei muito”, declarou. Já Catiane Santos, mãe da aluna Ana Clara de Jesus, participa pela segunda vez do evento. “Desde o ano passado, minha filha participa do livro, já fez historinhas, e tem mais interesse de ler. O Projeto incentiva as crianças a estarem escrevendo e criando suas próprias histórias”, revelou.
A empolgação dos alunos e professores com o resultado do projeto era visível. A professora Cleidy Macia, coordenadora do Projeto, declarou-se emocionada e feliz com o resultado do trabalho realizado durante todo o ano: “Um sonho realizado! As crianças superaram as minhas expectativas. Percebi no olhar de cada um o prazer de estar ali envolvido no Projeto. Eles compreenderam a importância do hábito da leitura, da escrita e da reescrita e tiveram o reconhecimento dos pais e convidados”.
Regilânia Gomes, mãe da aluna Helen Gomes, também demonstrou satisfação: “A escola trabalha o ano inteiro incentivando a leitura. Sempre no final do ano a gente tem um resultado bastante satisfatório. Eu acho esse projeto importante porque incentiva muito as crianças”. A filha, de oito anos de idade, confirmou: “Eu achei muito legal, porque ajudou muito na leitura”.
A professora da 3ª série do Ensino Fundamental I Geânia Lima disse que através desse projeto os alunos foram realmente estimulados. “Os meninos começaram a se interessar cada vez mais pela leitura e ver o seu verdadeiro valor”, afirmou. Jeisa de Fátima Barros, mãe do aluno Renério Amaral Neto, revelou: “É uma noite muito interessante, desperta muito a vontade de ler. Meu filho não gostava de ler, mas, agora, está gostando mais, depois da Noite de Autógrafos. É um incentivo grande para as crianças. Eles gostam muito”.
“As palavras são mágicas. Quando elas são escritas com emoção, com inspiração, ganham o mundo. As pessoas que vão ler essas palavras, mesmo dessas crianças, verão o mundo com outros olhos. O mundo da escrita é um mundo que abre portas. E é por isso que precisamos ler e escrever sempre”, comentou o escritor Esmeraldino Correia.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Noite de Autógrafos

Tia Lídia,

Obrigada pelo incentivo dado a todos nós neste Projeto de Leitura fantástico.
Obrigada por acreditar que seríamos capazes de realizar este sonho.
Estou muito feliz!
Saudades ficarão!
Beijos,

Maria Letícia Menezes

Noite de Autógrafos

"Que noite fantástica!
Parabéns Cleidy!
Parabéns crianças e alunos do Fundamental I!
Vocês deram um show de beleza e emoção.
Valeu! Até 2009! "

Patrícia Mirella

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A atual crise capitalista e os enganadores de plantão*

José Rubens Mascarenhas de Almeida

Cada crise destrói regularmente não só uma grande massa de produtos já fabricados, mas também uma grande parte das próprias forças produtivas já desenvolvidas. (...) E por quê? As forças produtivas de que dispõe não mais favorecem o desenvolvimento das relações de propriedade burguesa.
Karl Marx

O conceito de crise, em sua acepção pré-científica, inicialmente, foi construído tendo por base as ciências médicas, aludindo a um processo de enfermidade de um determinado organismo. Desde Aristóteles até Hegel, crise designa o ponto de inflexão de um processo fatal que não sobrevém simplesmente de algo externo à identidade das pessoas a ela sujeitas. Assim, toda crise diz respeito às estruturas e aos sujeitos por ela envolvidos. Desde a filosofia da História do século XVIII, o conceito de crise penetra nas ciências sociais, tendo em Marx uma concepção sistêmica, não se tratando de um simples desajuste, mas reflexo das principais contradições do modo de produção como um todo. Desde então, quando se alude à crise, se fala de tensão social e econômica, na ordem sistêmica.
Assim, a lógica das crises gestadas sob a economia capitalista, diz respeito às dificuldades geradas em decorrência do processo de reprodução do sistema, quando o consumo cai, por dois motivos essenciais: o baixo poder aquisitivo dos salários faz com que os que trabalham restrinjam seus gastos, o que, por sua vez, inibe a demanda que acaba por diminuir o índice de empregos, retirando do mercado, cada dia mais, mais consumidor. Mas, o desemprego tem uma função precípua no processo de acumulação capitalista. Ele garante os ganhos daqueles que detêm a propriedade do capital. Estes, só fazem novos investimentos quando as taxas de lucro lhes são convenientes, ou seja, remuneram a contento seu capital. Quando isso não acontece, seus investimentos buscam outras fontes de remuneração, o que provoca uma crise no setor.

* Este texto é de autoria de José Rubens Mascarenhas de Almeida, professor de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Entedemos que este Blog é um espaço aberto à troca de conhecimento, por isso, convidamos a todos a participarem interativamente da sua atualização, nos enviando comentários, artigos, vídeos ou outros materiais que contribuam para a formação intelectual de nossa comunidade.


Clique aqui para ler o artigo completo!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Noite de Autógrafo acontece nesta quarta-feira


A segunda edição da Noite de Autógrafo acontecerá no dia 26 de novembro, às 19h, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. Além da entrega do livro "Histórias Fantásticas", serão realizadas as apresentações “No Mundo da Leitura” e “Leitura do Mundo”, em que os pequenos grandes escritores do Educandário Padre Gilberto vão compartilhar com seus pais, professores e demais presentes as suas fantásticas experiências. Para garantir que tudo aconteça da melhor forma possível, ontem os alunos participaram de um ensaio no local onde será realizado o evento.
A Noite de Autógrafos faz parte do projeto “O mundo imaginário da literatura infanto-juvenil” que desenvolve atividades de estímulo à leitura com todas as séries do Ensino Fundamental I. O livro “Histórias Fantásticas”, composto por textos elaborados pelos alunos, é fruto do trabalho desenvolvido com as crianças ao longo do ano letivo. “O nosso objetivo é despertar o gosto e o hábito da leitura, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo o desenvolvimento intelectual”, explica a coordenadora do projeto, Cleidy Maciel.
Nesta edição, a Noite de Autógrafos vai ser muito especial. O aluno Caio Lobo, que tem apenas nove anos de idade e estuda a terceira série do Ensino Fundamental no Educandário Padre Gilberto, fará o lançamento do seu livro “Mistério em Ratolândia”.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Participe da Noite de Autógrafos!

domingo, 23 de novembro de 2008

40 anos de história... O que você diz?


Há 33 anos eu trabalho no Educandário Padre Gilberto. Comecei a trabalhar aqui desde o primeiro ano em que cheguei a Vitória da Conquista. A escola era pequenininha, com quatro salas, e, igual a uma formiguinha, todo ano, ela subia um degrau. Hoje, chegou aonde chegou. Eu sinto como se aqui fosse a minha casa; foi o meu primeiro emprego, e acho que vai ser o último. Eu dei de tudo que podia dar para a escola. Considero essa escola muito conceituada. Grandes pessoas passaram por aqui e, hoje, são advogados, pedagogas, médicos etc. E, eu me sinto honrada em ter ajudado, de alguma forma, eles a crescerem. Para mim, é motivo de orgulho saber que eles nunca esquecem da escola e de mim. Eu não meço dificuldade nenhuma em ajudar a escola, porque a escola para mim é minha vida. Se algum dia eu sair daqui, não sei se vou sobreviver sem ela. Nos momentos de dificuldade, de alegrias, sempre estou aqui, ao lado da escola. Eu dou parabéns para o Educandário Padre Gilberto


Dinalva Almeida (Nalva), funcionária do EPGVS.

domingo, 16 de novembro de 2008

Obrigada!

Nossa meta era 4.000 visitas, mas já ultrapassamos 4.400, o que é motivo de alegria e orgulho para nós.

O Educandário Padre Gilberto agradece a todos os visitantes deste Blog. Continue acessando para se informar sobre tudo o que acontece em nossa escola! Críticas e sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail blogepg@gmail.com.

domingo, 9 de novembro de 2008

Parabéns Conquista!


Vitória da Conquista: terra de muitos talentos e grande progresso!

168 anos de vitórias e conquistas!

Clique aqui e conheça a história da cidade!

*Foto: http://osvaldobatista.wordpress.com/2007/12/01/932/

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Noite de Autógrafo estimula aluno a escrever livro

O aluno da terceira série do Educandário Padre Gilberto Caio Lobo, de apenas nove anos de idade, acaba de publicar o livro “Mistério em Ratolândia”, pela K2 Editora, e se tornar um dos mais novos escritores da Literatura Brasileira Infantil. O livro conta a estória de quatro ratinhos que foram eleitos por um prefeito para desvendar um mistério na cidade. Caio declara que foi motivado a escrever o livro na primeira edição da Noite de Autógrafos, evento que marca a culminância do Projeto “O mundo imaginário da literatura infanto-juvenil”, realizado durante todo o ano letivo.
Segundo Caio, o desejo de se tornar escritor foi reforçado ao ler o livro “Quem mexeu no meu queijo?”, que lhe deu a idéia de criar os ratinhos, e ao ver o desenho de um monstro em um gibi da Turma da Mônica, momento em que imaginou os outros personagens.
Caio Lobo é exemplo de que inúmeros talentos podem ser revelados através da leitura, que estimula a imaginação e a criatividade. Caio diz que suas matérias preferidas são Matemática e Língua Portuguesa. Ele gosta de ler, escrever, jogar bola, praticar judô e muitas outras coisas.
Esperamos que o exemplo de Caio estimule outros alunos a se aventurarem no mundo mágico da leitura, porque acreditamos que em cada uma dessas pequenas crianças se escondem grandes talentos, que precisam ser revelados.
Parabéns, Caio! O EPG orgulha-se de tê-lo como aluno e deseja que este seja o primeiro de muitos outros livros. Torcemos para que, a cada novo dia, você conquiste mais vitórias!

Noite de Autógrafo

A Noite de Autógrafo faz parte do projeto “O mundo imaginário da literatura infanto-juvenil”, que envolve todas as séries do Ensino Fundamental I. O objetivo é despertar o gosto e o hábito da leitura, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo o desenvolvimento intelectual.
O projeto é dividido em três fases, sendo que nas duas primeiras, os alunos são estimulados a ler e escrever textos em oficinas. Na terceira e última etapa, é selecionado um texto de cada aluno para compor o livro “Histórias Fantásticas”, que é entregue, em momento solene, aos pequenos grandes escritores e seus pais e/ou responsáveis na Noite de Autógrafo.
Este ano, o evento acontecerá no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, no dia 26 de novembro, a partir das 18h30. A 2ª edição da Noite de Autógrafo será composta das apresentações “No Mundo da Leitura” e “Leitura do Mundo”, em que alunos da Instituição vão compartilhar com seus pais e professores a experiência de participar da elaboração do livro “Histórias Fantásticas”.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um momento de reconhecimento e emoção


Aconteceu, na manhã desta terça-feira, a Festa de Premiação dos participantes dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras no auditório do Educandário Padre Gilberto. Várias pessoas que estiveram envolvidas com os Jerp foram homenageadas, entre elas, atletas, coordenadores, diretores, funcionários, professores e a torcida organizada. A Companhia Operakata de Teatro, que escreveu e dirigiu o Espetáculo da Cerimônia de Abertura dos Jogos, teve o seu trabalho reconhecido por todos os presentes. O Hino da 6ª edição dos Jerp foi produzido por Ana Carolina Tavares Almeida e Maria Cecília do Carmo, alunas da Instituição, também homenageadas na ocasião. O momento uniu alegria e muita emoção ao lembrar a participação e o empenho de cada um daqueles que se dedicaram ao evento, contribuindo, de alguma forma, para o seu sucesso.

Homenagem



segunda-feira, 3 de novembro de 2008

É finalizada a 6ª Edição dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras




O evento marcou de forma especial a comemoração dos 40 anos do Educandário Padre Gilberto e deixou uma imensa saudade nos participantes.



Durante quatro dias, Vitória da Conquista viveu um momento de agitação esportiva, proporcionado pelo Educandário Padre Gilberto. Camisas azuis, pretas, verdes, vermelhas deram um colorido especial às ruas da cidade. Eram alunos, funcionários, diretores e demais participantes que se movimentaram em prol do esporte. Escolas de Almenara (MG), Brumado, Barreiras, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Vitória da Conquista (BA) estiveram unidas, promovendo a integração social e a formação da cidadania através da prática esportiva.
Os Jogos Estudantis da Rede Pitágoras acontecem de dois em dois anos em diferentes cidades do país. Conquista teve a oportunidade de ser sede do evento pela primeira vez. A Cerimônia de Abertura aconteceu no dia 30 de outubro e, de maneira grandiosa, emocionou a todos os presentes com apresentações artístico-culturais, desfile das delegações, entre outras coisas. Na ocasião, a Rede Pitágoras, que há 11 anos acompanha técnica-pedagogicamente o Educandário Padre Gilberto, fez uma homenagem ao EPG pelos seus 40 anos.
No último dia da 6ª edição, depois de muitos jogos, a torcida e os atletas estavam cansados, mas não desanimados. As vozes da torcida não resistiram aos quatro dias de gritaria, contudo elas eram forçadas a aparecer para dar apoio aos que tanto suor derramavam em busca da grande vitória. Entretanto, a vitória não era de um, mas de todos. Muito mais que troféus e medalhas, o grande prêmio, sem dúvida, foi o aprendizado.
Era impossível não perceber a euforia, a alegria, a determinação, a persistência, enfim, o envolvimento dos alunos, que já, há algum tempo, esperavam ansiosos por esse evento. Eles puderam trabalhar em equipe, conheceram pessoas diferentes, compartilharam conhecimentos, se divertiram, fizeram amizades. Cada um pôde observar na prática as regras que aprende em sala de aula.
Não menos que os estudantes, os diretores, professores e os outros funcionários se esforçavam, venciam o cansaço, pulavam, gritavam, acompanhavam cada jogo com a mesma emoção e entusiasmo. Foram dias de muito trabalho, recompensados pelo prazer de estar vivenciando um momento mais que especial.
Com o gostinho de quero mais, os Jogos vão deixando uma grande saudade em todos os que participaram e, de alguma forma, estiveram envolvidos com o evento. A 7ª edição dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras só vai acontecer em 2010, mas já tem muita gente torcendo para que o Educandário Padre Gilberto seja sede mais uma vez.

JERP na Imprensa:


A Semana - Ano V - Número 239
Vitória da Conquista,
02 a 08 de Novembro de 2008

domingo, 2 de novembro de 2008

Classificação Final - JERP 2008

Resultados dos Jogos

Boletim Oficial - Resultado Final

Dia 02/11/2008

Dia 01/11/2008

Dia 31/10/2008

Dia 30/10/2008

sábado, 1 de novembro de 2008

Jogos Estudantis da Rede Pitágoras movimentam a cidade


A 6ª Edição dos Jogos Estudantis da Rede Pitágoras foi iniciada em clima de muita festa. Na tarde do dia 30 de outubro houve uma caminhada em prol da prática esportiva, em que o Educandário Padre Gilberto apresentou à cidade as delegações participantes dos Jogos e convidou a população a participar do evento. Conduzida por um trio, com a presença de um animador e das animadoras de torcida, a caminhada passou por várias ruas da cidade transmitindo a todos a mesma alegria que contagiou professores, pais, alunos, funcionários e diretores do EPG.
A Cerimônia de Abertura dos Jerp aconteceu na noite do mesmo dia no Ginásio de Esportes Raul Ferraz. O evento contou com a presença de representantes do Poder Público, além de diversas pessoas da comunidade local. Na oportunidade, a Rede Pitágoras homenageou a escola pelos seus 40 anos de história e por toda a sua trajetória no ramo educacional em parceria com a Rede. A Companhia Operakata de Teatro coordenou as apresentações artísticas que destacaram o surgimento e a importância dos Jogos, além de chamarem à atenção para as características culturais das cidades envolvidas, além disso, houve o Desfile das Delegações, hasteamento dos pavilhões ao som do Hino Nacional Brasileiro, entrada do Fogo Simbólico e acendimento da Pira Olímpica, entre outras ações que emocionaram o público.
A estudante Sherly Adriane Soares está muito satisfeita com a 6ª edição dos JERP. Ela é aluna da Escola Nossa Senhora de Fátima, de Brumado, e participou dos Jogos nas modalidades Vôlei e Futsal. "A Cerimônia de Abertura foi linda. Está tudo muito interessante, muito organizado, muito bom. Nunca participei de Jogos assim. Para mim, é uma experiência única”, afirmou. A mãe de uma aluna do EPG Aparecida Lopes está surpresa com a grandiosidade do evento realizado pela escola: “A Padre Gilberto é uma escola que, para mim, é uma extensão da minha casa. Eu sempre amei essa escola e, cada vez mais, fico fã quando ela promove esses eventos”.
Os campeonatos estão acontecendo em vários locais da cidade (Ginásio de Esportes Raul Ferraz, Ginásio da AABB, Quadra Poliesportiva Edvaldo Flores e Quadra de Esportes do Cefet) sempre com a presença de uma torcida animada. O aluno da Delegação de Brumado Charles Muller dos Santos veio a Vitória da Conquista pela primeira vez. De acordo com Charles, ele gostou muito da experiência de ter participado desta edição dos JERP. “Foi mais do que eu esperava. Achei super fantástico; muita gente bonita, muitas pessoas novas que a gente teve a oportunidade de conhecer”, declarou.
Os Jogos Estudantis da Rede Pitágoras, realizados pela primeira vez em Conquista, estão surpreendendo a comunidade local e chamando à atenção para a importância de estímulos à prática de esportes, não só para o desenvolvimento físico dos jovens, mas também para a formação da cidadania e a integração social. “Isso é uma sala de aula fora das quatro paredes. Temos a possibilidade de vivenciar procedimentos éticos, de respeito, de cidadania, de esperar a sua vez, de disciplina. E isso tudo é muito importante nesse sentido”, avaliou o coordenador da Rede Pitágoras Adolfo Eduardo Souza.
No dia 31 de outubro, na Sede do EPG, foi realizado o Show de Confraternização, que proporcionou a integração dos atletas das cidades que estão participando dos Jogos Estudantis. Alunos do Caic fizeram uma apresentação de dança country, dando início à festa. As bandas Nóis e Elas e Playground fizeram a alegria da garotada. “O evento está muito bom tanto pela confraternização com as outras cidades quanto pelos Jogos em si”, afirmou o estudante do EPG Enzo Pietro Almeida. Segundo a professora do EPG Gisele Lima, a festa era o local perfeito para o entrosamento e descontração dos jovens. “Tudo está muito bonito e organizado”, ressaltou.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO